Cultura Francesa Contemporânea - 2. semestre

Objectivos

1. Ter a capacidade de analisar vários tipos de documentos e de discursos (político, propagandísticos, publicitário, jornalístico, filosófico, literário, ensaístico, musical, cinematográfico, pictórico) numa perspetiva comparativa e interdisciplinar;
2.Ter a capacidade de identificar e de analisar, de forma crítica, as produções artísticas da época contemporânea;
3. Ter consciência das relações complexas entre história, cultura e representações simbólicas;
4. Transferir conhecimentos, conceitos operativos e metodologias adquiridos para uma adequada identificação e análise de problemas emergentes relacionados com a cultura francesa contemporânea;
7. Obter conhecimentos e competências para elaborar e apresentar uma comunicação científica, obedecendo aos parâmetros académicos.

Caracterização geral

Código

722111065

Créditos

10

Professor responsável

Carlos Clamote Carreto

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Francês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

AA.VV. (2009). Nouvelle Histoire de la France Contemporaine (Tomes 10-20), Paris, Éditions du Seuil.
BOUCHERON, P. (dir.). (2017). Histoire mondiale de la France. Paris : Seuil.
CHARLES, Ch.; JEANPIERRE, L. (dir.) (2016). La Vie intellectuelle en France de 1914 à nos jours. Paris : Seuil.
CHAUBET, F. (2010). La Culture française dans le monde 1980-2000. Les défis de la mondialisation. Paris: L´Harmattan.
DELPORTE, Ch. ; MOLLIER, J.-Y. ; SIRINELLI, J.-F. (dir.) (2010). Dictionnaire d’histoire culturelle de la France contemporaine. Paris : PUF.
GARCIN, J. (2007). Nouvelles mythologies. Paris : Seuil.
GOETSCHEL, P. ; LOYER, E. (2005). Histoire culturelle de la France de la Belle Époque à nos jours. Paris : Armand Colin.
KALIFA, D. (2017). La Véritable histoire de la Belle Epoque. Paris : Fayard.
ORY, P. (2017). L’Histoire culturelle. Paris : PUF, Col. «Que sais-je?».
RIOUX, J.-P., SIRINELLI, J.-F. Histoire culturelle de la France (Tome 4), Paris, Éditions du Seuil, 2005.
WINOCK, M. (2011)

Método de ensino

Apresentação, problematização e debate sobre os diferentes pontos do programa.
Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.

Método de avaliação

Participação nos seminários (leituras críticas, intervenções fundamentadas, apresentação de trabalhos): 30%
Trabalho de investigação sobre um tema original (15-20 páginas) e respetiva discussão: 70%

Conteúdo

1. História cultural e representação simbólica

1.1. A França contemporânea: história, problemáticas e dinâmicas culturais
1.2. Estudos Culturais e Estudos Franceses: conceitos, metodologias, fontes
1.3. 1900: promessas, utopias e distopias

2. Cultura em tempo de guerra

2.1. Da Belle Époque ao Art Déco
2.2. Vanguardas artísticas e imaginário bélico
2.3. Arte e propaganda no século XX

3. Os novos paradigmas culturais do pós-guerra

3.1. Cultura e mediatização
3.2. Nouvelle Vague, Nouveau Roman, Nouvelle Histoire
3.3. Universos da crítica: Estruturalismo, Desconstrução, Feminismos
3.4. Maio de 68 – 50 anos depois: génese, manifestações, impactos

4. Os desafios da globalização

3.1. French Global Studies
3.2. Globalização e reinvenção identitária
3.3. Os caminhos da francofonia