Narrativas Literárias em Contextos Anglo-Portugueses - 2. semestre
Objetivos
a)Conhecer os âmbitos de investigação abrangidos pelo campo dos Estudos Anglo-Portugueses
b)Obter uma visão panorâmica das relações históricas, literárias e culturais luso-britânicas
c) Adquirir conhecimentos teóricos sobre literatura de viagens
d) Adquirir conhecimentos sobre imagologia literária
e)Conhecer a complexidade das imagens de Portugal veiculadas pela literatura de viagens britânica dos séculos XVIII, XIX e XX
f)Ser capaz de relacionar essas representações de Portugal com o contexto histórico e socio-cultural e as vicissitudes da aliança luso-britânica ao longo dos séculos
g)Conhecer bibliografia crítica sobre os assuntos estudados
h)Desenvolver competências de investigação autónoma orientada para o domínio dos Estudos Anglo-Portugueses
Caracterização geral
Código
722121049
Créditos
10
Professor responsável
Maria Zulmira Castanheira
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português-Inglês
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Beller, Manfred and Joep Leerson, eds. (2007). Imagology. Amsterdam and New York: Rodopi.
Blanton, Casey (2002). Travel Writing: the Self and the World. New York and London: Routledge.
Hulme, Peter and Tim Youngs, eds. (2002). The Cambridge Companion to Travel Writing. Cambridge: Cambridge University Press.
Macaulay, Rose (1985). They Went to Portugal. London: Penguin Books.
Macaulay, Rose. They Went to Portugal Too (1990). Introduction by Susan Lowndes. Edited by L. C. Manchester, Carcanet in association with The Calouste Gulbenkian Foundation.
Revista de Estudos Anglo-Portugueses, 22 vols. (1990-2013). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica / Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Thompson, Carl (2011). Travel Writing . London and New York: Routledge.
Whitfield, Peter (2011). Travel: A Literary History. Oxford: The Bodleian Library.
Youngs, Tim (2013). The Cambridge Introduction to Travel Writing. New York: Cambridge University Press.
Método de ensino
Seminários de carácter teórico - prático, em que se articula a exposição teórica das matérias com o comentário, a crítica e a discussão dos textos em grupo e ainda apresentações orais sobre aspectos do programa. Supervisão tutorial da investigação realizada pelos mestrandos, conducente à redacção do trabalho individual final.
Método de avaliação
O método a seguir consistirá em valorizar a assiduidade, o acompanhamento atempado das leituras, o contributo nas discussões através de intervenções espontâneas nas aulas, revelando capacidade de estabelecer relações a nível conceptual e consistência na argumentação, a apresentação de pequenos trabalhos orais previamente solicitados (30%) e a elaboração, em regime de tutoria, de um trabalho individual de investigação de cerca de 15 páginas (excluindo bibliografia e apêndices) sobre um dos temas do programa (70%).
Conteúdo
Viagem e Representação: A Literatura de Viagens Britânica sobre Portugal dos Séculos XVIII, XIX e XX
1.Os Estudos Anglo-Portugueses: caracterização do campo de investigação e balanço do trabalho realizado até à data.
2.Panorama das relações históricas, literárias e culturais entre Portugal e a Grã-Bretanha até ao século XX.
3. A Literatura de Viagens: enquadramento teórico.
3.1. A Literatura de Viagens como fonte de tipologias nacionais.
4.Imagologia literária. O estudo crítico de imagens de identidade nacional. Representação do Outro (hetero-imagens) e de Si Mesmo (auto-imagens).
4.1.Conceitos operativos na abordagem imagológica.
4.2. Um modo particular de descrição: o estereótipo.
5. Análise de narrativas de viagem de autoria britânica sobre Portugal dos séculos XVIII, XIX e XX.
5.1 Estudo da imagem de Portugal e dos portugueses. Atitudes mentais dos britânicos face ao Outro-português.
5.2. A construção da Otherness por meio da analogia e do contraste.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Literaturas e Culturas Modernas, Área de Especialização em Estudos Ingleses e Norte-Americanos
- Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário