Representações Americanas: Identidade, Cultura e Artes - 1. semestre

Objetivos

Integrar um conhecimento aprofundado de temas sociais e culturais norte americanos contemporâneos com os textos literários e visuais dos séculos XX e XXI estudados no programa;
- Diferenciar e caracterizar visões teóricas alternativas sobre construções identitárias coletivas tais como raça e etnicidade e aplicar estes instrumentos críticos à análise de articulações culturais textuais e visuais;
-Analizar os processos estéticos aplicados em trabalhos criativos individuais que problematizam os temas e preocupações que organizam o programa;
-Aplicar as hipóteses discutidas nos debates do seminário a nova investigação autónoma;
- Realizar pesquisa bibliográfica relevante de forma a preparar a leitura crítica de textos literários ou visuais, sob supervisão tutorial;
-Organizar e comunicar competentemente os resultados da sua pesquiza individual.

Caracterização geral

Código

722121053

Créditos

10

Professor responsável

Teresa Botelho da Silva

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

Licenciatura, bom conhecimento de Inglês, a linguas de ensino.

Bibliografia

Alexander, Keith The Performative Sustainability of Race: Reflections on Black Culture and the Politics of Identity. New York: Peter Lang, 2012
Goyal, Yogita, The Cambridge Companion to Transnationak American Literature, Cambridge: Cambridge University Press, 2017
Powell, Richard and Mecklenburg (ed), African American Art: Harlem Renaissance, Civil Rights Era and Beyond. Washington: Smithsonian American Art Museum, 2012
Raheja, Michelle R., Reservation Reelism: Redfacing, Visual Sovereignty and Representation of Native Americans on Film. Lincoln: University of Nebrasca Press. 2013
Tan, Kathy-Ann No One is Illegal: Reconfiguring Citizenship and National Identity in the North American Literary Imagination.Detroit: Wayne State University Press, 2015

Método de ensino

O modelo pedagógico adotado é o de blended-learning, em que para além da introdução de conteúdos da responsabilidade da docente, se privilegia a participação ativa dos estudantes, articulando o trabalho independente de cada estudante com trabalho colaborativo, traduzido no funcionamento de grupos de discussão e actividades de peer-review.

Método de avaliação

O modelo de avaliação contempla duas componentes: o trabalho de seminário (50%) e o ensaio final de investigação (50%). O primeiro implica não só a participação ativa dos grupos de discussão mas a escrita de dois response paper e um mid-term essay sobre um texto, literário ou fílmico estudado no curso e escolhido pelo estudante). O ensaio final (entre 15 a 20 páginas), resultado de investigação individual e original será antecedido da apresentação de um abstract com bibliografia de partida e será acompanhado em tutoria individual. A frequência assídua dos seminários é obrigatória.

Conteúdo

A1- Introdução: pensar a Identidade
2- Discursos alternativos sobre raça e etnicidade: repensar a identidade americana na entrada do século XX
3-Olhares sobre os novos americanos: fotografia, jouralismo e artes plásticas
4-Tornar-se americano, tornar-se branco: as experiências irlandesa e judaica
5-O olhar racializado: representações de Negrura e estereotipia racial
6-O Novo Negro na Harlem Renaissance I: contextos e debates
7-O Novo Negro na Harlem Renaissance Ii: a literatura (N. Larsen, L. Hughes, W. Thurman)
8-Estética Negra em tempos de mudança: arte, teatro e direitos civicos
9- Reapropriar o espaço fílmico: de Oscar Micheaux a Spike Lee
10-Transcendência racial? A estética Pós-Negra no século XXI
11-A experiência Asiática-Americana antes da minoria modelo: exclusão e trauma
12-Reimaginar pertença na literatura Asiática-Americana contemporânea
13- A estética Pós-India na literatura e no cinema
14- Vozes trananacionais (Barati Mukherje, Junot Diaz, Laila Halaby)

15- Cultura americana no mundo globalizado (B.Mukherje, J.Diaz)