Teoria da Cultura - 1. semestre

Objetivos

a) Adquirir um conhecimento global da evolução da teoria cultural no contexto do mundo ocidental desde o século XVIII;
b) Conhecer as principais tipologias do conceito de “cultura”;
c) Entender a importância das transferências e interferências culturais, e da polifonia cultural na era da globalização;
e) Desenvolver as capacidades necessárias para reflectir criticamente sobre os tópicos propostos;
f) Desenvolver as competências necessárias a uma investigação autónoma na área da Cultura.

Caracterização geral

Código

722160003

Créditos

10

Professor responsável

Fernando Clara

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Adorno, T. W. (1991). The Culture Industry: Selected Essays on Mass Culture. (J. M. Bernstein, Ed.). London; New York: Routledge.
Ashcroft, B., Griffiths, G., & Tiffin, H. (2002). The Empire Writes Back: Theory and Practice in Post-Colonial Literatures (2nd edition). London; New York: Routledge.
During, S. (1999). The Cultural Studies Reader. London; New York: Routledge.
Fiske, J. (1989). Reading the Popular. London; New York: Routledge.
Wallerstein, I. M. (2006). European Universalism: The Rhetoric of Power. New York: New Press.


Método de ensino

Exposição e problematização de conceitos teóricos; análise e discussão de temas e textos; supervisão tutorial dos trabalhos de investigação temática e bibliográfica sobre os conteúdos programáticos.



Método de avaliação

Avaliação contínua com base nas discussões dos textos. Apresentação oral individual de um autor, ensaio, livro ou tópico (30%); elaboração de trabalho de investigação (5000 palavras) resultante de pesquisa autónoma (70%).

Conteúdo

1. Tipologias do conceito de ‘cultura’ nos contextos académicos do mundo ocidental.
2. Para uma ‘genealogia’ do conceito de ‘cultura’ desde finais do século XVIII.
3. As ‘viragens culturais’ (cultural turns) de finais do século XX e as suas consequências para as Humanidades.