Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo do Ensino Básico)
Objetivos educativos
1) Conhecimento das linhas orientadoras da política educativa nacional e da sua evolução;
2) Compreensão e capacidade de aplicação dos fundamentos pedagógicos, das didácticas e das metodologias de investigação educacional;
3) Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das áreas disciplinares, dos níveis de ensino, dos alunos e dos meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
4) Capacidade de mobilização e de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos adquiridos para a produção de actividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos requisitos e objectivos curriculares e programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
5) Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a auto-aprendizagem, a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira;
6) Conhecimentos e competências que permitam ao aluno o exercício autónomo da docência em Educação Musical segundo as exigências programáticas, numa perspectiva de investigação e de formação contínuas ao longo da sua futura prática profissional;
7) Desenvolvimento de capacidades de reflexão, análise e investigação dos processos de ensino e de aprendizagem desta disciplina, conducentes a uma gestão adequada e inovadora das expectativas e das necessidades dos alunos de acordo com nível de ensino a que se destina;
8) Desenvolvimento das competências pedagógicas da Formação de Professores do ensino da Música, aprofundando os conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais e a sua aplicação prática;
9) Capacidade de reflexão na sistematização e aprofundamento dos conhecimentos sobre os processos de aprendizagem musical em diferentes contextos.
Caracterização geral
Código DGES
4270
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Coordenador
João Nogueira; Carlos Ceia (Coordenador geral mestrados em ensino)
Data de abertura
Setembro de 2019
Número máximo de admissões
12
Propinas
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Horários
(consultar em https://www.fcsh.unl.pt/cursos/)
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Condições de acesso
Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt
Regras de avaliação
1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.