Movimento, Voz e Comunicação - 1. semestre

Objetivos

1) Alargar o espectro de recursos vocais e de movimento
2) Desenvolver competências de comunicação mediadas pela prática musical
3) Aplicar 1) e 2) a situações de interpretação e improvisação musical
4) Criar actividades musicais adaptadas a diferentes contextos de intervenção educativa.
5) Criar actividades de natureza psico-social usando a música como mediador.
6) Adquirir competências de reflexão sobre filosofia e acções relativas ao estudo da voz e do movimento.

Caracterização geral

Código

722021047

Créditos

10

Professor responsável

Helena Rodrigues

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Bloom, K. & Shreeves, R. (1998) – Moves – a sourcebook of ideas for body awareness and creative movement. London: Routledge.
Rodrigues, P. & Rodrigues, H. & (2010 e 2008) – Enciclopédia da Música com Bicho. Lisboa: Companhia de Música Teatral.
Schafer, M. (1991) - O Ouvido Pensante. São Paulo: Ed. UNESP.
Tortora, S. (2011) – The Dancing Dialogue – Using the communicative power of movement with young children. Baltimore: P.Brookes Publishing.
Valério, W. Et all (1998) – Music Play. Chicago: GIA.

Método de ensino

Aulas práticas de voz e movimento lideradas pela docente.
Trabalhos em grupo: exploração vocal e corporal, exercícios de desenvolvimento de competências de comunicação; performance musical (interpretação e improvisação).
Modelagem e simulação de actividades de música e movimento dirigidas a crianças.
Autoscopia.
Discussão sobre documentos de apoio:CD, DVD, partituras, textos.

Método de avaliação

a) Documentos sobre o trabalho efectuado em cada aula (Diário de bordo) e pesquisa suscitada pelo mesmo - 50%
b) Participação e desempenho ao longo das aulas - 25%
c) Documento e apresentação de um conjunto de actividades musicais práticas envolvendo voz e movimento direccionadas a crianças de faixa etária a determinar - 25%
Normas para a redacção dos diários: 1) Resumir a sequência da aula; 2) Reflectir sobre as vivências práticas; 3) Realizar novas pesquisas.
Critérios para a valorização do trabalho: rigor na descrição; capacidade de estruturação; qualidade de escrita; originalidade e iniciativa.

Conteúdo

A-Prática vocal e de movimento: da exploração livre à improvisação em actividades a solo e em grupo.
B-Exploração teórico-prática de elementos relativos ao movimento e à expressão vocal: espaço/ tempo, conteúdos emocionais, respiração, tensão/distensão, comunicação, voz, auto-consciência corporal, escuta, contacto, musicalidade.
C-Sensorialidade e ritmos do corpo. O uso da metáfora e das memorias na escrita do corpo.
D-Prática de actividades musicais (voz e movimento) visando a sua aplicação com crianças de diferentes faixas etárias.
E-Introdução ao estudo de elementos da teoria da aprendizagem musical: actividades de exploração do espaço, prática de canções e cantos rítmicos em diferentes modos e métricas.
F- Introdução ao estudo de perspectivas teóricas sobre relações entre voz-corpo-movimento-emoção-comunicação.