Didática da Educação Musical I (Práticas Educativas em Música) - 1. semestre

Objectivos

• Compreender diferentes modelos e perspectivas teóricas acerca do ensino da música;
• Aplicar, em contextos concretos de ensino-aprendizagem, diferentes propostas educativas a partir dos
modelos estudados de ensino da música;
• Avaliar situações concretas de ensino-aprendizagem da Educação Musical, propondo modelos, instrumentos e recursos adequados;
• Desenvolver capacidades de pesquisa/recolha de informação bem como de identificação/formulação de
problemas originais do ensino e aprendizagem da música, criando projetos concretos dirigidos ao Ensino
Básico

Caracterização geral

Código

722160094

Créditos

10

Professor responsável

Helena Rodrigues

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Campbell, P. & Scott-Kassner, C. (1995). Music in childhood: From Preschool through the Elementary grades. New York: Schirmer Books.
Conway, C. & Hodgman, T. (2006). Handbook for the beginning music teacher. Chicago: GIA Publications
Gordon, E. E. (2000). Teoria de aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar (P. M. Rodrigues, Trans.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
McPherson, G. (Ed.), (2007). The child as musician. Oxford: Oxford University Press.
Mateiro, T. & Ilari, B. (Org.) (2012). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba, Brasil: Editora intersaberes.
Paynter, J. & Aston, P. (1970). Sound and Silence – Classroom Projects in Creative Music. Cambridge:
Cambridge University Press.
Swanwick, K. (1979). A basis for Music Education. London: Routledge.

Método de ensino

Análise e discussão de textos, vídeos, ou outros documentos.
Demonstração prática de técnicas e atividades específicas através de simulação de situações de ensinoaprendizagem.
Observação, discussão e avaliação de demonstrações relativas a diferentes práticas de ensino.

Método de avaliação

1) Duas apresentações individuais devidamente planificadas de atividades de ensino-aprendizagem
específicas, aplicando técnicas e instrumentos pedagógicos estudados, direcionadas ao ensino básico, cada qual com um peso de 30% (30% + 30%);
2) Apresentação de documento escrito sobre temática de estudo escolhida e proposta, apoiado em bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma (30%);
3) Assiduidade, realização das tarefas lectivas e auto-avaliação (10%).

Conteúdo

Modelos e paradigmas da educação musical – dos métodos activos às teorias de aprendizagem.
Os contributos de E.J. Dalcroze, E. Willems, C. Orff, Z. Kodály, E. Gordon para o desenvolvimento da reflexão e prática educativa da música.
Abordagens não-formais em sala de aula: do experimentalismo de M. Shaffer, J. Paynter às tendências do século XXI.
Caracterização e análise à luz de:
1. Desenvolvimento da aprendizagem: compreensão e assimilação de vocabulário musical – do canto e
movimento à prática instrumental; improvisação e composição; leitura e escrita.
2. Planificação e execução de projetos direcionados para a educação musical no Ensino Básico.