Didática da Educação Musical III (Currículos e Programas) - 2. semestre

Objetivos

No fim desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de:
- Planear, ensinar e avaliar aulas de educação musical;
- Pesquisar, recolher e analisar criticamente a informação necessária para a formulação e a resolução de problemas resultantes da prática educativa.
- Reflectir sobre o papel do professor, as suas práticas e as atitudes relativas à educação musical.

Caracterização geral

Código

722160096

Créditos

10

Professor responsável

Isabel Maria Lopes Figueiredo, João Nogueira

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Conway, C., & Hodgman, T. (2006). Handbook for the beginning music teacher. Chicago: GIA Publications
Gordon, E. E. (2011). Learning sequences in music: A contemporary music learning theory (2012 Edition). Chicago: GIA.
Green, L. (2014). Hear, listen, play! New York: Oxford University Press.
Hallam, S., & Creech, A. (2010). Music education in the 21st century in the United Kingdom: Achievements, analysis and aspirations. London: Institute of Education.
Paynter, J., & Mills, J. (2008). Thinking and making : Selections from the writings of John Paynter on music in education. Oxford:Oxford University Press.
Schafer, M. R. (1992). O ouvido pensante. São Paulo: UNESP.
Swanwick, K. (2015). A developing discourse in music education: The selected works of Keith Swanwick.London: Routledge.
Young, P. G. (2010). Enhancing the professional practice of music teachers: 101 tips that principals want music teachers to know and do. Lanham, MD: Rowman & Littlefield.

Método de ensino

Análise e discussão de textos, vídeos ou outros documentos.
Exercícios práticos de simulação recriando diferentes contextos de ensino e de aprendizagem em música. Feedback directo e \"online\" acerca das simulações filmadas.

Método de avaliação

A avaliação será efectuada com base nos seguintes elementos:
1) Planificação de 10 actividades de ensino da educação musical (25%);
2) Simulações individuais de 2 das actividades de ensino da educação musical anteriormente planificadas (60%);
3) Assiduidade, participação e auto-avaliação (15%).

Conteúdo

Caracterização, análise e discussão crítica de documentos oficiais da regulação da disciplina de Educação Musical no 2.º ciclo do ensino básico; Os currículos \"Manhattanville Music Curriculum Program\" e \"Jump Right In\"; O programa e os manuais de educação musical do 2.º ciclo do ensino básico. A planificação na educação musical: fins e objectivos. Noções de direcção coral e de conjuntos. Aspectos verbais e não-verbais do comportamento do professor de educação musical.Dimensões da educação musical: audição, compreensão sonora, desempenho e execução musical, leitura e escrita notacional, conhecimento teórico, improvisação, composição, criatividade e experimentalismo sonoro; A avaliação na educação musical: as actividades, os registos, as escalas e as grelhas de observação. O ciclo reflexivo do professor.