Recursos e tecnologias para a Educação Musical - 1. semestre

Objectivos

Conhecer e utilizar um conjunto de recursos e de tecnologias que apoiam o ensino e a aprendizagem musical.
O aluno deverá ser capaz de
a) Gerir e consultar arquivos digitais e analógicos;
b) Utilizar ferramentas informáticas de manipulação de som;
c) Harmonizar canções populares;
d) Construir instrumentos simples.

Caracterização geral

Código

722160097

Créditos

10

Professor responsável

João Nogueira, Rui Pereira Jorge

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Gall, M. R. Y., Sammer, G., & de Vugt, A (Eds.)(2012). European perspectives on music education: New media in the classroom. Innsbruck: Helbling.
Green, L. (2001). How popular musicians learn: A way ahead for music education. Burlington, VA: Ashgate Publishing.
Mills, J. and Paynter, J.(eds.) (2008). Thinking and making: Selections from the writings of John Paynter on music in education. Oxford: Oxford University Press.
Morais, D. (1998). Cantar em português. Disponível em http://alfarrabio.di.uminho.pt/cancioneiro/download.html
Webster, P. (2001). Computer-based technology and music teaching and learning. In R. Colwell & C.
Richardson (eds.), The new handbook of research on music teaching and learning (pp. 416–439). New York: Oxford.
McPherson, G.E.(ed.) (2006). The child as musician: A handbook of musical development. Oxford: Oxford
University Press.
Williams, D. B., & Webster, P. R. (2006). Experiencing music technology (3rd ed). Belmont, CA: Thomson.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor.
Discussão em aula.
Exercícios de recolha e tratamento de canções.
Apresentação ao vivo de produtos musicais.
Construção de instrumentos.

Método de avaliação

A avaliação consiste na construção de um portefólio digital e analógico de materiais para a educação musical, incluindo um cancioneiro com letras cifradas, partituras, gravações ou links (50%), os produtos de utilização de aplicações informáticas ou de performance e os instrumentos construídos (45%) e numa reflexão final autoavaliativa (5%). Os trabalhos são preferencialmente colectivos.

Conteúdo

A consulta de bases de dados musicais. Gestão e manipulação de arquivos digitais.
Repertório de canções: as melodias, as cifras e as letras. Harmonização prática de canções populares.
Ferramentas informáticas para sequenciação, gravação, edição e notação. O “Audacity”.
A utilização da plataforma “Moodle” para trabalho cooperativo.
Rudimentos técnicos dos instrumentos musicais (afinação e técnicas básicas).
Construção de instrumentos com materiais comuns.