Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico - 1. semestre

Objectivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa.
c) Demonstrar capacidade de análise crítica da revisão da literatura bem como do seu desenvolvimento
profissional e pessoal.
d) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
e) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
f) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respectiva coerência.
g) Redigir num estilo académico apropriado, gerindo responsabilidades enunciativas e respeitando
convenções de citação e de apresentação bibliográfica.
h) Redigir com objectividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.

Caracterização geral

Código

722160098

Créditos

5

Professor responsável

João Nogueira

Horas

Semanais - 1

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Almeida, L. S., & Freire, T. (2007). Metodologia da investigação em psicologia e educação (4.ª ed.). Braga: Psiquilíbrios.
Colwell, R., & Richarson, C. (Eds.). (2002). The new handbook of research on music teaching and learning. New York, NY: Oxford University Press.
Fortin, M-F. (2000). 0 processo de investigação - da concepção à realização. Loures: Lusociência.
Frada, J. (1991). Guia prático: para elaboração e apresentação de trabalhos científicos (2a ed). Lisboa: Cosmos.
Pereira, A., & Poupa, C. (2008). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word (4.ª Ed.). Lisboa: Sílabo.
Tuckman, B. (2000). Manual de investigação em educação: como conceber e realizar o processo de
investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação em ensino de música. Análise de projectos de investigação/acção e de estudos de caso; análise crítica e reflexiva das propostas individuais de investigação e da prática de ensino-aprendizagem da música (Instrumento, História da Música e da Cultura, Análise e Técnicas de composição). Acompanhamento individual e em pequenos grupos do desenvolvimento do trabalho de redacção do capítulo de relatório.

Método de avaliação

Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem. Redacção fundamentada
teoricamente de um capítulo do relatório analisando criticamente o processo de ensino-aprendizagem à luz dos pressupostos teóricos e dos resultados alcançados. É necessária a participação em, pelo menos, 70% das sessões.

Conteúdo

Ciência e conhecimento. A investigação em Educação. Questões éticas da investigação. Definição do
Problema e do Propósito. A revisão da literatura. Fontes bibliográficas e as normas da APA. Variáveis e
Hipóteses. Metodologias descritivas,correlacionais e experimentais. Amostragem e os Participantes. Métodos
de recolha de dados (Observação, Questionários e Entrevistas). Validade e Garantia dos instrumentos. Análise de dados: Análise de Conteúdo; Estatísticas Descritiva e Inferencial. Tratamento automatizado de dados.
Redacção de projectos e relatórios de investigação.