Questões de Ética - 2. semestre

Objectivos

1.Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ética,da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e as disciplinas científicas 2.Elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ética 3.Elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito disciplinar da Ética 4.Elevada capacidade de analisar,comprar,criticar e usar esses conceitos,bem como de interpretar e discutir de forma autónoma concepções ou teses no âmbito disciplinar da Ética 5.Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito da Ética,com domínio da tradição interpretativa,do estado atual da investigação e do universo da bibliografia pertinente 6.Realização de trabalho supervisionado de investigação no âmbito da Ética,que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica 7.Aquisição de competências para a realização autónoma de investigação no âmbito disciplinar da Ética

Caracterização geral

Código

722031043

Créditos

10

Professor responsável

António de Castro Caeiro

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Textos de Espinoza: http://users.telenet.be/rwmeijer/spinoza/works.htm Textos de Fichte: http://philosophyfaculty.ucsd.edu/faculty/ctolley/texts/fichte.html Textos de Hegel: http://www.zeno.org/Philosophie/M/Hegel,+Georg+Wilhelm+Friedrich Textos de Kant: https://korpora.zim.uni-duisburg-essen.de/kant/ Textos de Schelling: https://de.wikisource.org/wiki/Friedrich_Wilhelm_Joseph_Schelling



Método de ensino

O curso recorre predominantemente a dois tipos de atividades, repartidas por dois momentos da aula. Durante a primeira hora, haverá uma exposição teórica dos conteúdos, seguida de formulação de questões pelos alunos e debate alargado sobre os pontos apresentados. Na segunda parte da aula, haverá lugar para a leitura, interpretação e análise dos textos em que se baseou a exposição de conteúdos.

Método de avaliação

A avaliação tem por base a elaboração de um trabalho previamente proposto ao docente e por este orientado (80%). A frequência e participação nas aulas será também tida em conta (20%).

Conteúdo

O curso visa uma aproximação ao conceito de Liberdade tal como começa a ser gizado a partir de Espinosa. Concentrar-nos-emos nas análises da sua Éthica, sobretudo a parte V. Depois, veremos como Kant procede à sua interpretação, ao ligar a liberdade humana à imortalidade da alma e a Deus, as ideias da razão. O idealismo alemão, sobretudo com Schelling e os seus escritos sobre a liberdade humana darão azo a uma indagação exploratória por Fichte e Hegel, tendo como plano de fundo sempre a ideia fundamental da liberdade humana, sua possibilidade, a sua realidade, o excesso do seu sentido relativamente ao facto do que acontece sempre inanulável.