Problemática do Ensino da Filosofia - 1. semestre

Objectivos

1. Discutir a relação entre filosofia e diferentes metodologias de ensino 2. Aplicar diferentes metodologias contemporâneas de ensino 3. Adequar as práticas pedagógicas e didáticas contemporâneas aos conteúdos filosóficos. 4. Desenvolver as capacidades de análise e interpretação crítica 5. Compreender, utilizar, e ensinar as diferentes ferramentas de análise dos textos filosóficos.

Caracterização geral

Código

722031069

Créditos

10

Professor responsável

Fabrizio Macagno

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português-Inglês

Pré-requisitos

1º Ciclo.

Bibliografia

Kuhn, D. (1991). The skills of argument. New York, NY: Cambridge University Press.
Kuhn, D. (2010). Education for thinking. Teaching Philosophy, 33, 428–432. https://doi.org/Doi 10.1348/000709906x118018
Kuhn, D., Hemberger, L., & Khait, V. (2014). Argue with me: Argument as a path to developing students’ thinking and writing. New York, NY: Wessex Press.
Walton, D. (1990). What is reasoning? What is an argument? Journal of Philosophy, 87, 399–419. https://doi.org/10.2307/2026735
Walton, D. (2006). Fundamentals of critical argumentation. New York: Cambridge University Press.

Outro material bibliográfico complementar será disponibilizado durante o curso, quando possível em versão portuguesa.

Método de ensino

As aulas serão estruturadas em exposições participadas, atividades em pequenos grupos, simulações de ensino individual e em grupos, e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Os conteúdos teóricos expostos nas aulas serão utilizados em atividades individuais e coletivas.

Método de avaliação

A avaliação tem por base: 1. Um teste final sobre os conteúdos teóricos do curso (50%). 2. A elaboração de um plano de aula previamente proposto ao docente e por este orientado (30%). 3. Uma apresentação (10%). 4. A participação nas aulas será também tida em conta (10%).

Conteúdo

O curso será articulado considerando duas dimensões do ensino da filosofia, a metodologia dialógica de ensino e as bases teóricas do diálogo filosófico e argumentativo. As aulas serão divididas em aulas metodológicas/práticas sobre os fundamentos das metodologias de ensino na área da educação contemporânea e o papel do diálogo argumentativo na aprendizagem, e aulas teóricas sobre os fundamentos da lógica informal, que são ao mesmo tempo parte integrante do curriculum de filosofia e ferramentas indispensáveis do ensino dialógico. • Fundamentos filosóficos de ensino dialógico. • As metodologias contemporâneas do ensino dialógico e o papel do diálogo argumentativo. • A dimensão pragmática do diálogo e as ferramentas para modificar a relação entre os interlocutores. • A dimensão argumentativa do diálogo – estrutura dos argumentos. • A dimensão lógica do diálogo – as tipologias de argumento

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: