Filosofia da Educação - 2. semestre

Objetivos

a) Mobilizar as competências, os conhecimentos e as experiências adquiridos no primeiro ciclo para compreender os problemas típicos da Filosofia da Educação; b) Desenvolver processos de aprofundamento reflexivo, assentes no conhecimento detalhado dos sistemas filosóficos, relativamente ao campo da educação; c) Refletir sobre o contributo específico da Filosofia da Educação para os dilemas atuais relativos ao sentido da educação; d) Interpretar o sentido filosófico dos textos educativos; e) Desenvolver as capacidades de análise, interpretação crítica, investigação e comunicação.


Caracterização geral

Código

722031072

Créditos

10

Professor responsável

Luís Manuel Bernardo

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

- AA VV, A Companion to Philosophy of Education, Oxford, Blackwell, 2006. - AAVV, The Blackwell Guide to Philosophy of Education, Oxford, Blackwell, 2002. - AAVV., The Sage Handbook of Philosophy of Education, London, 2010. - AAVV., Conditions de l´éducation, Paris, Fayard, 2010. - ALMIBURU, M. (ed.), Claves de la Filosofia de la Educación, Madrid, Dikynson, 2003. - BAILEY, R. (ed.), The Philosophy of Education, na introduction, London/New York, Continuum, 2011. - CARR, D. (ed.), Making Sense of Education: an introduction to the philosophy and the Theory of Education, London, Routledge, 2003. - CARVALHO, A. (coord.), Dicionário de Filosofia da Educação, Porto, Porto Editora, 2006. - HOUSSAYE, J. (dir.), Education et Philosophie, Paris, ESF, 1999. - NODDINGS, N., Philosophy of Education, Boulder, West View Press, 2016. - PRING, R., Philosophy of Education: Aims, Theory, Common Sense and Research, Londres/Nova Iorque, Continuum, 2005.

Método de ensino

Exposição participada; análise textual; apresentação conjunta da investigação individual.

Método de avaliação

Participação nas atividades do Seminário (20%); apresentação oral de um dos textos a analisar (30%); trabalho final escrito sobre um dos temas ou uma das obras do programa com 5 a 10 páginas (50%).

Conteúdo

1. O estatuto epistemológico da Filosofia da Educação; 2. A educação como problema filosófico: análise das principais referências teóricas; 3. Aspetos da racionalidade educativa: as matrizes conceptuais; os pressupostos; as antinomias; os valores; as finalidades; 4. Aspectos da textualidade educativa: as metáforas, os implícitos textuais, a ordem do discurso; 5. Problemas da atualidade.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: