Didática da Filosofia I - 1. semestre
Objetivos
- Problematizar o vínculo entre filosofia e pedagogia;
- Elucidar o binómio ensino-aprendizagem na elaboração de modelos pedagógicos distintos;
- Debater o lugar e funções da filosofia no Ensino Secundário;
- Promover a leitura crítica dos programas de Filosofia;
- Indagar os fundamentos e processos da didáctica;
- Desenvolver a capacidade de planificar no domínio da Filosofia: objectivos, competências, conteúdos, organização de materiais, avaliação;
- Desenvolver a capacidade de investigação no domínio educativo.
Caracterização geral
Código
722031083
Créditos
10
Professor responsável
Marta Mendonça
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
ACampomanes, T. (1994). Didáctica de la Filosofía, Madrid: Ediciones SM.
Cossuta, F. (1998). Didáctica da Filosofia, Porto: Asa.
Ferreira, M. L. (2012). Ensinar e Aprender Filosofia num Mundo em Rede. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Izuzquiza, I. (1982). La clase de filosofía como simulación de la actividad filosófica, Madrid: Anaya.
Marnoto, I. (dir.) (1990-1991), Didáctica da Filosofia, 2 volumes, Lisboa: Universidade Aberta.
Método de ensino
A unidade será leccionada em regime de Seminário, incluindo: o debate em conjunto de textos relevantes e de materiais preparados pelos estudantes.
Método de avaliação
Avaliação:
Participação activa nas actividades a desenvolver nas sessões do seminário (50%).
Planificação de duas sub-unidades programáticas, uma do programa do 10º ano e a outra do programa do 11º ano do Ensino (50%).
Conteúdo
O seminário abordará as diversas dimensões da docência da Filosofia no Ensino Secundário: será dada particular atenção à planificação (nas suas múltiplas formas - anual, de unidades curriculares, de aulas, de actividades), avaliação e recuperação.
Serão abordados os seguintes tópicos:
1. Enquadramento:
- o programa de Filosofia: linhas de força e princípios de unidade;
- a Filosofia como disciplina obrigatória do Ensino Secundário;
- a contributo da Filosofia para a formação do aluno do Ensino Secundário.
2. Diversas dimensões da Didática da Filosofia:
- Aprender filosofia e aprender a filosofar
- A planificação em filosofia
- Selecção, definição e hierarquização de objectivos
- Estratégias privilegiadas no ensino da filosofia
- Selecção dos materiais
- O trabalho do aluno em sala de aula e em casa
- A avaliação - critérios para elaboração de provas
- A recuperação - principais estratégias
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: