Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Filosofia - 2. semestre
Objetivos
- Reflecte criticamente sobre a actividade formativa desenvolvida.
- Identifica, a partir da sua experiência, problemas pertinentes no processo de ensino-aprendizagem e na actividade escolar.
- Conhece e aplica métodos de investigação educacional.
- Conhece e aplica as convenções académicas e os protocolos do trabalho científico.
- Demonstra capacidade de investigação e revela leitura da bibliogradia relevante.
- Define as etapas da investigação e cumpre-as de forma metódica.
- Expõe com clareza conceptual e argumentativa, em discurso fluente, estruturado e consistente.
Caracterização geral
Código
722160057
Créditos
5
Professor responsável
Luís Manuel Bernardo
Horas
Semanais - 1
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
- Ceia, Carlos, Normas para a apresentação de trabalhos científicos, 9ª. ed., Lisboa, Editorial Presença, 2012.
- Estrela, Albano, Investigação em educação: Métodos técnicas, Lisboa, Educa, 2001.
- Lamas, Estela, Dicionário de metalinguagem da didáctica, Porto, Porto Editora, 2001.
- Pombo, Olga, A escola, a recta e o círculo, Lisboa, Relógio D´ Água Editores, 2002.
Método de ensino
Apresentação e discussão de temas e de problemas de investigação educacional com incidência tanto na leccionação do Ensino Secundário, em geral, quanto da disciplina de Filosofia, em particular.
Revisão dos requisitos individuais, científicos, metodológicos e estilísticos pertinentes para o trabalho de reflexão, investigação e redacção do relatório final.
Análise crítica do projecto de relatório e de propostas de investigação individuais.
Acompanhamento do desenvolvimento da investigação individual, através de indicações orais e escritas, em quatro momentos calendarizados: formulação do projecto; conclusão da componente de fundo descritivo; conclusão da parte de fundo reflexivo e/ou de pesquisa; conclusão da elaboração do relatório.
Método de avaliação
Conteúdo
- A actividade docente, a investigação disciplinar e a investigação educativa.
- A constituição de interesses individuais e a determinação de objectos e de projectos pedagógicos e científicos.
- Fundamentos e protocolos gerais do trabalho académico e científico.
- Metodologias de investigação educacional.
- Os lugares do saber filosófico na reflexão e na investigação educacionais.
- Momentos e critérios na formulação de um problema e no seu esclarecimento.
- A ordem de investigação e a ordem de exposição.
- Modalidade de avaliação na reflexão e na investigação educacionais.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: