Didática do Francês II - 2. semestre

Objetivos

a) Conhecer e aprofundar um conjunto vasto de metodologias e abordagens no ensino da língua estrangeira (LE).
b) Desenvolver a análise e construção de materiais e tarefas com vista a uma exploração reflectida e crítica, articulando teoria e prática.
c) Desenvolver a capacidade em construir materiais pedagógicos adequados à heterogeneidade dos contextos educativos.
d) Desenvolver o uso da tecnologia digital no ensino/aprendizagem da LE na construção de materiais e na programação de projectos curriculares

Caracterização geral

Código

722160032

Créditos

5

Professor responsável

Christina Dechamps

Horas

Semanais - 1,5 letivas + 0,5 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

BARBOT, M.-J. et alii (2009) : Dispositifs médiatisés en langues et accompagnement-tutorat. Villeneuve-d’Ascq, éd. Université Lille, 210 p.
BEACCO, J.C. (2007) : L’approche par compétences dans l’enseignement des langues. Paris, Didier, coll. « Langues et didactique », 307 p.
Conseil de l’Europe (2000) : Cadre Européen Commun de Référence pour les langues. Paris, Didier, 192 p. [ http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/Source/Framework_fr.pdf ]
CUQ, J.P. et alii (2002) : Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble, PUG, 452 p. (2ª edição : 2005)
LIONS-OLIVIERI, M.-L. (2011) : L’approche actionnelle dans l’enseignement des langues. Paris, éd. Maison des Langues, 297 p.
OLLIVIER, C. et alii (2011) : Le web 2.0 en classe de langue. Paris, éd. Maison des Langues, 220 p.

Método de ensino

As sessões serão de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegiar-se-á a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos estudantes individualmente e em grupo, nomeadamente na construção de materiais pedagógicos digitais a reunir, organizar e disponibilizar numa plataforma online criada para o efeito.

Método de avaliação

A avaliação incidirá sobre a apresentação de pequenos trabalhos durante o semestre e a preparação de um projecto que se concretizará numa plataforma digital online que reunirá materiais, actividades e tarefas que favorecem a aquisição da LE.
A participação regular nas sessões será objecto de avaliação.

Conteúdo

a) Leitura crítica de textos teóricos, no que concerne, nomeadamente, à aprendizagem por tarefas (perspective actionnelle) e o uso da tecnologia digital no ensino/aprendizagem da língua estrangeira (web 1.0 vs web 2.0, ferramentas online síncronas e assíncronas, aprendizagem formal vs aprendizagem informal, etc)
b) Análise crítica de exemplos de práticas pedagógicas.
c) Análise crítica de manuais.
d) Análise crítica de ferramentas digitais utilizadas no contexto do ensino/aprendizagem da LE (blogues, wikis, redes sociais, plataformas educativas, aplicações digitais diversas)
e) Princípios para a planificação