Didática do Inglês I - 1. semestre
Objetivos
a) Adquirir conceitos e terminologia centrais no ensino-aprendizagem do inglês.
b) Identificar, caracterizar e avaliar o contributo dos vários métodos e abordagens no ensino da língua estrangeira.
c) Familiarizar-se com os programas nacionais de Inglês e o Common European Framework of Reference for Languages.
d) Desenvolver uma compreensão crítica do uso actual da tecnologia digital relativamente às implicações para o ensino-aprendizagem da LE.
e) Desenvolver uma reflexão sobre as problemáticas relativas ao ensino/aprendizagem do inglês em contexto escolar, articulando saberes / saber-fazer / saber-ser e saber-aprender.
f) Desenvolver uma análise e reflexão sobre o aluno de LE, os diferentes papéis do professor, padrões de interacção na sala de aula.
g) Elaborar propostas de desenvolvimento das capacidades de produção e de recepção.
h) Promover a consciencialização para a diversidade linguística e cultural.
i) Reflectir, analisar e discutir processos a desenvolver na sala de aula recorrendo aos conhecimentos adquiridos no âmbito da didáctica.
j) Explicitar princípios, modalidades e objectivos da avaliação.
k) Descrever processos de gestão pedagógica do erro.
Caracterização geral
Código
722160022
Créditos
10
Professor responsável
Ana Gonçalves Matos
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Byram, M. and Adelheid Hu (eds) (2013). Routledge Enyclopedia of Language Teaching and Learning, 2nd ed. Routledge: Oxon and NY.
Council of Europe (2001). Common European Framework of Reference for Languages. Cambridge: Cambridge University Press.
Harmer, J. (2007). The Practice of English Language Teaching. Harlow: Longman;
Senior, R. (2006). The Experience of Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press.
Spratt, M., A. Pulverness and M. Williams (2011). The TKT Course Modules 1, 2 and 3. Cambridge: Cambridge University Press.
Método de ensino
As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos alunos individualmente e em grupo.
Método de avaliação
Avaliação contínua: participação, trabalhos práticos, trabalhos teóricos (60%); prova escrita presencial (40%). A participação regular nas sessões será objecto de avaliação.
Conteúdo
a) Língua e conceitos subjacentes ao ensino-aprendizagem da LE.
b) Programas de Inglês LE e o QCERL.
c) Teorias e metodologias de ensino da LE.
d) Capacidades de recepção e de produção.
e) Motivação dos estudantes, diferenças entre estudantes e diferentes contextos de aprendizagem.
f) Planificação, gestão de sala de aula e de recursos.
g) Teorias e fundamentos para a avaliação.
h) Pedagogia do erro.
i) Instrumentos e técnicas de avaliação.
j) Tecnologia digital na aula de LE.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário