Didática do Alemão I

Objectivos

Familiarização dos alunos com os princípios didácticos e metodológicos do ensino do Alemão como Língua Estrangeira, levando-os a:
-Reflectir sobre as questões de ensino-aprendizagem em contexto pedagógico;
-Desenvolver a capacidade de reflexão em relação ao papel do aluno com que irão trabalhar, aos diversos papéis do professor e às interacções em sala de aula;
-Desenvolver as capacidades produtivas e receptivas, a interacção e a mediação;
-Tomar consciência da diversidade linguística e cultural em termos da língua materna e da língua estrangeira.

Caracterização geral

Código

722160024

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Alemão

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

- Bausch, Karl-Richard; Königs, Frank G.; Krumm, Hans-Jürgen (Hrsg.): Fremdsprachenlehrerausbildung. Konzepte. Modelle. Perspektiven. Tübingen: Narr, 2003
- Donat, R. (ed.), Deutsch als Fremdsprache, Projekte im Internet. Stuttgart:Klett,2001,;
- eringer, Hans Jürgen: Interkulturelle Kommunikation. 2. Aufl. Tübingen:A.Francke, 2007
- Steinig, Wolfgang; Huneke, Hans-Werner: Deutsch als Fremdsprache. Eine Einführung. 3.Aufl. Berlin: Schmidt, 2002
- Storch, Günther: Deutsch als Fremdsprache – Eine Didaktik. 2. Aufl. München: Fink, 2001

Método de ensino

Método interactivo – formas cooperativas de trabalho.

Método de avaliação

Avaliação contínua: Apresentação de trabalhos pelos alunos (30%), presença regular – mínimo de 70% - e participação activa nas aulas (30%), frequência (40%)

Conteúdo

Evolução dos métodos e abordagens: da gramática/tradução ao paradigma comunicativo intercultural.
Condições do ensino: o que é que caracteriza um “bom ensino”. O papel de cada interveniente.
Observação de aulas: Critérios para a observação e sua avaliação.
O uso da Internet na aquisição e desenvolvimento dos conteúdos linguísticos e socioculturais em contexto de ensino.
Compreensão escrita: estratégias para a compreensão dos textos / didactização de textos de leitura.
Compreensão auditiva: Factores psicológicos a considerar na elaboração de exercícios auditivos.
Competência oral: Tolerância de erros contra o medo de falar / para dar impulsos de motivação.
Competência escrita: Função de apoio para as outras competências básicas / a escrita como processo.
Aprendizagem intercultural e competência intercultural: Confrontação com a perspectiva própria e a do Outro.
O Curriculum do Alemão como Língua Estrangeira em Portugal e a sua articulação com o QECRL.
Planificação das aulas