Prática de Ensino Supervisionada em Inglês e Alemão - 2. semestre

Objetivos

a) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didácticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino da LE.
b) Aplicar ao trabalho de observação de aulas leccionadas pelo orientador cooperante e à planificação, execução e avaliação de aulas de língua estrangeira as competências adquiridas em metodologias de investigação educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e em Didáctica.
c) Desenvolver a planificação e implementação de práticas pedagógico-didácticas inovadoras.
d) Desenvolver um conhecimento dos estudantes em contexto escolar, suas semelhanças e diferenças, particularmente em termos das suas necessidades, comportamento, motivação e níveis de aprendizagem.
e) Desenvolver uma reflexão informada e crítica sobre o contexto educativo de língua estrangeira.
f) Relacionar as componentes formativa, reflexiva, investigativa com a actividade do professor de LE.

Caracterização geral

Código

722160047

Créditos

45

Professor responsável

Ana Gonçalves Matos

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês e Alemão

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Alonso, E.; Castrillejo, V.A.; Orta, A. (2012). Soy profesor/a: aprender a enseñar. Vols 1 y 2. Madrid: Edelsa.

Bertocchini, P. and Costanzo, E. (2008). Manuel de formation pratique pour le professeur de FLE. Paris: CLE International.

Johnson, K. and Golombek, P. (2011). Research on Second Language Teacher Education. New York: Routledge.

Kelly, M. et al. (2004). European Profile for Language Teacher Education – A Frame of Reference. Council of Europe.
Available at

Kraler, C. and Schratz, M. (2008). Wissen Erwerben, Kompetenzen Entwickeln – Modelle zur Kompetenzorientierten Lehrerbildung. Münster: Waxmann.

Vieira, I. and Moreira, M. (2008). Reflective teacher education towards learner autonomy: building a culture of possibility. In M. Raya and T. Lamb (Eds.), Pedagogy for Autonomy in Language Education: Theory, Pratice and Teacher Education. Dublin: Authentik, pp.266-282

Método de ensino

A construção da profissionalidade docente enquadra-se numa abordagem potenciadora do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade reflexiva em articulação com uma metodologia de aprender a fazer fazendo (\"learning by doing\", na terminologia de Schön) e sem perder de vista a dimensão investigativa. A supervisão decorre numa perspectiva prescritiva, colaborativa e reflexiva e conduz a uma reflexão sobre a actividade docente e o desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e transformação.
A avaliação é contínua nas modalidades de avaliação formativa e sumativa respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada.

Método de avaliação

A avaliação é contínua nas modalidades de avaliação formativa e sumativa respeitante a todo o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada.

Conteúdo

a) Observação e análise de contextos educativos.
b) Aplicação prática do currículo e programa de LE.
c) Planificação e leccionação de aulas e unidades de ensino.
d) A adaptação de abordagens de ensino da LE ao contexto educativo e necessidades individuais dos alunos.
e) Avaliação crítica e aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
f) A dimensão cultural e intercultural no ensino da língua estrangeira.
g) A educação para a cidadania em relação com o ensino-aprendizagem da LE.
h) Planificação e implementação de actividades e projectos de integração escolar.
i) Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
j) Trabalho em equipa, colaboração e networking.
k) Prática reflexiva e autoavaliação.
l) Educação para a cidadania intercultural.
m) Redes internacionais de comunicação e intercâmbio.
n) O Portafolio Europeu de Línguas e a Autobiografia de Encontros Interculturais.
o) A construção ética da profissão docente.