Psicologia Educacional - 1. semestre
Objetivos
Adquirir as bases psicológicas para o trabalho do professor.
O aluno deverá ser capaz de utilizar os modelos teóricos propostos na compreensão dos fenómenos relativos à
educação, na leitura de artigos, na análise e na avaliação de casos concretos e na criação de alternativas de
acção na intervenção educacional.
Caracterização geral
Código
722171257
Créditos
10
Professor responsável
João Nogueira
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Arends, R. I. (2008). Aprender a ensinar (7ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill.
Curwin, R. L. & Mendler, A. N. (2000). Discipline with dignity. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.
Kaplan, J. S. (1995). Beyond behavior modification: A cognitive-behavioral approach to behavior management in the school (3rd ed.). Austin, TX: PROED.
Pajares, F. M.(2009). http://www.uky.edu/~eushe2/Pajares/self-efficacy.html
Petty, G. (2009). Evidence-based teaching (2nd ed.). Cheltenham, Uk: Nelson Thornes.
Skinner, B. F. (1989). Questões recentes na Análise Comportamental. Campinas: Papirus.
Tauber, R. T. (1999). Classroom management (3rd ed.). Westport, Connecticut: Bergin & Garvey.
Veiga, F. H. (coord.)(2013). Psicologia da educação: Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi.
Wong, H. K, & Wong, R.T. (1998). The First days of school. Mountain View, CA: H.K. Wong.
Woolfolk, A. (2012). Educational psychology (12th ed.). Boston, MA: Allyn & Bacon.
Método de ensino
Exposição teórica por parte do Professor.
Discussão em aula. Apresentação de trabalho.
Visionamento e discussão de situações de sala de aula.
Método de avaliação
A avaliação compreende a apresentação de um artigo perante a turma em modo Pecha Kucha - 20 slides x 20
segundos (em grupo: 30%), um trabalho de análise de um caso concreto de indisciplina (individual: 65%) e uma
reflexão final auto-avaliativa (5%).
Conteúdo
A psicologia como ciência. Psicologia e formação de professores: a psicologia da aprendizagem e do
desenvolvimento como base para o trabalho dos professores. Comunicação, disciplina e gestão da sala de
aula: o modelo de análise em pré-requisitos de Kaplan.
Modelos comportamentais de aprendizagem (condicionamento clássico e condicionamento operante). A teoria
social cognitiva de Bandura.
Desenvolvimento cognitivo e inteligência. A teoria de Piaget. Desenvolvimento sócio-cognitivo e emocional. A
teoria da instrução de Bruner. A primeira aula com uma nova turma.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês
- Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo do Ensino Básico)
- Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário