Imagens Contemporâneas

Objectivos

1. Conhecer diferentes modos de produção da imagem em contexto artístico, no quadro da temática, anualmente escolhida, do seminário;
2. Desenvolver abordagens específicas sobre obras ou corpus de imagens específicos;
3. Desenvolver competências críticas e de análise face à ontologia da imagem, em contexto artístico e não artístico;
4. Ser capaz de utilizar conceitos teóricos adequados no contexto das suas abordagens;
5. Dominar criticamente um conjunto de leituras modernas e contemporâneas significativas no campo da imagem.

Caracterização geral

Código

722011056

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Baer, Ulrich, \"Spectral Evidence - ThePhotography of Trauma\". Cam./Mass., The MIT Press, 2002.
- Castle, Terry, \"Phantasmagoria: Spectral Technology and the Metaphorics of Modern Reverie\". In Critical Inquiry, vol. 15, nº1 /Autumn, 1988), pp. 26-61;
-Dijck, Jose van The Transparent Body: A Cultural Analysis of Medical Imaging (In Vivo: The Cultural Mediations of Biomedical Science). Seattle: University of Washington Press, 2005.
-Didi-Huberman, G., \"Écorces\". Paris: Minuit, 2011.
-Didi-Huberman, Georges, \"Phalènes\". Paris: Minuit, 2014.
-Kevles, Bettyann Holtzmann, Naked to the Bone – Medical Imaging in the Twentieth Century. New Jersey: Rutgers Unniversity Press., 1997
- Krauss, Rosalind, \"Sur les traces de Nadar\". IN Le Photographique. Paris: Macula, 1992;
-Medeiros, Margarida (2010) Fotografia e Verdade - Uma História de Fantasmas. Lisboa
- Samain, Étienne, \"As peles da Fotografia: fenómenos, memória/arquivo, desejo\". Visualidades, Goiânia, vol. 10, nº1, Jan-Jun 2012, pp 151-164;

Método de ensino

Método de exposição aberta e discussão de textos previamente distribuídos ou indicados.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Apresentação oral de texto, individual ou a pares, por inscrição (2 valores);
Apresentação do trabalho na aula (5 valores)
Ensaio escrito (13 valores)

Conteúdo

Este seminário irá abordar a forma como a imagem técnica (fotografia, cinema, video, imagem digital) se exercitou até hoje na representação do pensamento, das emoções, do «espírito» considerados invisíveis enquanto objectos sensoriais (empíricos).
Através de textos históricos (em torno da representação do invisível no século XIX e XX e XXI) e de textos teóricos e críticos contemporâneos sobre a sua (re)aparição ao longo século xx quer na arte quer na cultura de massas, este seminário procurá conduzir uma reflexão em torno da relação entre imagem e imaterial. Particular relevo sera dado ao impacto da descoberta dos Raios X na representação do corpo e na sua fantasmagorização, ao longo do século XX. A importância da representação do sonho e da fantasmagoria na arte contemporânea. , a convocação do trauma individual e colectivo, do arquivo histórico e pessoal, serão aqui convocados através de autores como Clare Strand, hiroshi Sugimoto, Zoe Beloff, Susan Hiller, J. M.Gusmão e Pedro Paiva.