Antropologia do Turismo - 2. semestre

Objetivos

1) Adquirir uma visão panorâmica da evolução histórica dos processos e atitudes turísticas
2) Desenvolver uma perspectiva crítica da evolução das teorias sociais e culturais sobre os fenómenos turísticos
3) Activar conceitos e instrumentos antropológicos para análise e reflexão sobre os encontros turísticos
4) Desenvolver competências para a análise dos impactos sociais e culturais decorrentes da actividade turística
5) Desenvolver capacidades para responder aos desafios éticos, epistemológicos e metodológicos decorrentes da pesquisa sobre turismo

Caracterização geral

Código

722170092

Créditos

10

Professor responsável

Maria Cardeira Silva

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

CARDEIRA DA SILVA, Maria, 2004. Outros Trópicos. Novos Destinos Turísticos. Novos Terrenos da Antropologia. Lisboa: Livros Horizonte
MACCANNEL, D., 1989 *1973* The Tourist: a new Theory of the Leisure Class. New York: Shocken Books.
SAMPAIO, Sofia, 2013. «Estudar o turismo hoje: para uma revisão crítica dos estudos de turismo», Etnográfica, vol. 17 (1) | 2013
SHARPLEY, Richard (2008) 1994 Tourism, Tourists and Society. Cambridgeshire: ELM publications
SMITH, Valene 1978. Host and guests The Anthropology of Tourism. Oxford:Basil Blackwell
URRY, John, 1991. The Tourist Gaze: Leisure and Travel in Contemporary Society. Newbury park, CA:Sage.

Método de ensino

A cadeira funciona em regime de seminário. Serão alternados momentos de enquadramento teórico com sessões temáticas de discussão em torno de textos, filmes e estudos de caso apresentados pelos alunos para cada um dos módulos temáticos. A participação dos alunos será imprescindível e avaliada de acordo com calendário pré-definido. O ritmo de trabalho obrigará à leitura de, pelo menos, um texto para cada aula, para além da leitura progressiva das obras consideradas de formação teórica geral.

Método de avaliação

A avaliação leva em conta a participação/apresentação e discussão de textos (40%) e a apresentação de um ensaio final (60%).

Conteúdo

1). Variantes históricas e culturais do turismo
2). Abordagens socio-culturais sobre turismo
3). A produção do lugar turísticos. Objectificação, mercadorização e display cultural. Salvação, cooperação
e patrimonialização. A agenda partilhada do património
4). Encontros turísticos: raça, género e etnicidade na mobilização turística; encontros culturais e sexuais
5). Consumo visual, turismo virtual e narrativas individuais
6). Desafios éticos, epistemológicos e metodológicos do turismo