Atelier de Imagem - 2. semestre

Objectivos

O atelier de imagem pretende dotar os estudantes de ferramentas para um trabalho aplicado em duas áreas fundamentais:
a) A Antropologia Visual (em especial as metodologias do uso do vídeo digital: o trabalho de câmara, de som e de montagem)
b) A análise da Cultura Visual (quer ela seja produzida como forma de afirmação e de representação pelos actores sociais quer ela seja elaborada a partir das linguagens cinematográficas e artísticas).

Em termos de competências, o atelier fará um ensino aplicado aos projectos que cada aluno, ou grupo de alunos pretenda desenvolver, criando condições para que estes utilizem um saber técnico, mas também uma perspectiva crítica e consciente de aspectos ligados aos problemas da representação, da ética e das especificidades metodológicas e teóricas que um trabalho com e a partir de imagens levanta.

Caracterização geral

Código

722171185

Créditos

10

Professor responsável

Catarina Alves Costa

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Banks, Marcus (2001) Visual Methods in Social Research, Sague publications, London.
Barbash, Ilisa and Taylor, Lucien (1997) Cross-Cultural Filmmaking- A handbook for making documentary and ethnographic films and videos, University of California Press.
Coles, Robert (1997) Doing Documentary Work, Oxford University Press.
Devereux, Leslie and Hillman, Roger (ed) (1995) Fields of Vision- Essays in Film Studies, Visual Anthropology and Photography .
Heywood, Ian, Sandywell, Barry (Editors) (1998) Interpreting Visual Culture: Explorations in the Hermeneutics of Vision, Routledge.
MacDougall, David (2006) The Corporeal Image. Film, Ethnography and the senses, Princeton University Press, Princeton and Oxford. 312 pags.
Prosser, Jon (ed.) (1998) Image-Based Research. A Sourcebook for Qualitative Researchers, Routledge, 2000.
Rabiger, Michael (1987) Directing the Documentary. Focal Press.
Rose, Gillian (2000) Visual Methodologies: An Introduction to Interpreting Visual Objects. Sage

Método de ensino

Os estudantes irão desenvolver um projecto para o atelier: um pequeno filme ou ensaio fotográfico ou um texto a partir da análise de imagens, completado com uma compilação das mesmas. As aulas combinarão a exposição dos temas indicados no programa com a visualização de filmes/exibição de imagens fotográficas e debate.

Método de avaliação

A avaliação será feita por etapas: desenvolvimento da ideia, dois exercícios práticos, apresentação dos materiais visuais em aula, apresentação de resultados finais. A participação e empenho será avaliada (25%), assim como o resultado do exercício final (75%).

Conteúdo

O seminário pretende desenvolver perspectivas do trabalho com imagem no contexto de uma pesquisa antropológica a partir da experimentação e discussão de exemplos práticos:
1) Usos da fotografia no trabalho de campo. O ensaio fotográfico e sua articulação com a escrita.
2) A análise de imagens produzidas em contextos sociais e culturais específicos, formas de tratamento, organização e articulação com a pesquisa.
3) A análise de uma cinematografia específica, a partir de perspectivas temáticas e conteúdos de interesse para a Antroplogia.
4) Usos da imagem na Museologia, questões do património e modelos expositivos.
5) O filme etnográfico como resultado da pesquisa antropológica: do realizador como autor aos processos participativos.
6) As etapas fundamentais de um trabalho com imagem: pesquisa, desenvolvimento, escrita do projecto, rodagem/ tratamento de imagens, montagem e pós-produção/legendagem e textos.
7) Técnica e utilização de equipamentos, com a colaboração de formadores

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: