Seminário Multidisciplinar em Ecologia Humana - 2. semestre

Objectivos

No âmbito desta unidade curricular, os alunos deverão desenhar e desenvolver os projetos de investigação, incluindo um adequado estado da arte sobre o seu tema de investigação, que nos anos seguinte irão conduzir à elaboração da tese.

Pretende-se que os alunos adquiram e/ou aprofundem:
1) Conhecimentos e uma compreensão crítica de referenciais teóricos e metodológicos usados em Ecologia Humana;
2) Capacidade de análise de problemas sociais complexos envolvendo diversos domínios do conhecimento;
3) Aplicação de referenciais teóricos e metodológicos da Ecologia Humana à formulação de problemas relevantes sobre fenómenos sócio-ecológicos;
4) Desenvolver capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projetos de investigação;
5) Combinar conhecimentos teóricos e metodológicos para desenhar e planificar um projeto de investigação original e realizável.

Caracterização geral

Código

73220103

Créditos

20

Professor responsável

Iva Miranda Pires

Horas

Semanais - -

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

A definir em função dos problemas / casos de estudo a abordar.
To be specified according to the issues/case studies being considered.

Método de ensino

Incluem momentos de discussão em aula, acompanhamento individual do alunos e atividades que estes realizam durante o ano:
- Leituras orientadas, apresentação e discussão de textos
- Apresentação regular de relatórios de progresso da sua investigação autónoma
- Participação em grupos de discussão, nomeadamente sobre metodologias, oferecidos pelo Laboratório de Conhecimento Interdisciplinar do qual a Ecologia Humana faz parte
- Participação em cursos da Escola de Doutoramento da NOVA e outras acções de formação adequadas
- Participação em conferências.

Método de avaliação

No final do semestre os alunos deverão ter produzido os projectos de investigação incluindo o plano de investigação e o estado da arte. Deverão também entregar o Student´s Portfolio com indicação das atividades que realizaram (cursos da escola doutoral, participação em congressos, publicações).
Os projetos de investigação e o Portfólio serão discutidos numa sessão pública com um arguente convidado da qual resultará a nota do seminário.

Conteúdo

Este seminário dá continuidade ao trabalho iniciado no de metodologias do 1º semestre no qual os alunos já iniciaram o planeamento do seu projecto de investigação e discutiram técnicas de operacionalização dos problemas de investigação. Pretende promover a integração de saberes envolvidos na análise e discussão de problemas reais e casos de estudo. Terá assim uma organização diferente dos outros seminários do programa e pretende criar um fórum de discussão de temas de investigação consolidados ou emergentes em Ecologia Humana.
Deste modo, mais do que conteúdos programáticos pretende-se proporcionar um ambiente de trabalho favorecedor da elaboração do projeto de investigação individual e, por outro lado, estimular a apresentação e discussão de investigação em elaboração ou já realizada em Ecologia Humana, de modo a proporcionar referenciais teóricos e metodológicos, e uma discussão crítica de resultados alcançados.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: