Metamorfoses do Espectáculo - 1. semestre
Objetivos
Analisar as metamorfoses existentes nos conceitos e práticas das artes cénicas numa base histórica de longa duração, dando especial ênfase às obras e processos artísticos que podem melhor explicar os hibridismos da arte actual. Analisar-se-ão entre outras as relações entre: arte e ciência, para explicar conceitos como laboratório, experimento ou quase-tipo artísticos, arte e viagens(nas suas diversas formas),para explicar a perspectiva de pesquisa etnográfica ou de contaminação, de fusão, nomeadamente através de uma abordagem do interculturalismo;arte e vida, para discutir as transgressões aos cânones artísticos erigidos, especificamente as práticas artísticas que se inscrevem num excesso de espectacularização ou, ao inverso, numa atitude de anti-espectáculo. Esta abordagem tem por objectivo dotar o aluno de ferramentas conceptuais e teóricas que lhe permitam problematizar as artes do espectáculo contemporâneas tendo subjacente a sua contextualização histórica.
Caracterização geral
Código
722011097
Créditos
10
Professor responsável
Cláudia Guerra Madeira
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
GOLBERG, Roselee, A Arte da Performance Do Futurismo ao Presente, Lisboa, Orfeu Negro, 2007.
JENKS, Chris, Transgressions, London, Routledge, 2003.
JIMINEZ, Marc (org.), Art et Mutations: Les Nouvelles Relations Esthétiques, Paris, Klinscksieck, 2004.
LISTA, Marcela (2006), LOeuvre Dart Totale à la Naissance des Avant-gardes, Paris, CTHS, INHA.
MADEIRA, Cláudia (2008), O Hibridismo nas Artes Performativas em Portugal, Tese de Doutoramento, Lisboa, ICS.
JONES, Amelia & Heathfield, Adrian (2012) Perform, Repeat, Record - Live art in History, UK, USA,Intellect, The University of Chigaco Press.
REMSHARDT, Ralf E. (2004), Staging the Savage God The Grotesque in Performance, USA, Southern Illinois University Press.
ZOLBERG, Vera, CHERBO, Joni Maya (orgs.) (1997), Outsider Art Contesting Boundaries in Contemporary Culture, United Kingdom, Cambridge University Press.
GIANNACHI, Gabriella; et all., (2012) Archaeologies of Presence, USA and Canadá, Routledge.
Método de ensino
A exposição da docente será acompanhada pela leitura de textos de apoio ou materiais audiovisuais, de modo a tornar mais constante e profícua a discussão crítica em sala de aula. As visitas de estudo, sobre as quais os mestrandos têm de escrever relatórios individuais contribuem para o conhecimento e treino de aptidões reflexivas e críticas.
Ensino presencial
Método de avaliação
As exposições obrigatórias por parte dos mestrandos (incluindo a preparação de materiais audiovisuais) enriquecem o seminário com a introdução de casos diversos e perspectivas diferentes sobre os temas.
Para além desses elementos de avaliação contínua que valem 30% da nota final, os alunos realizarão uma investigação sobre um tema, um autor ou uma obra, com uma perspectiva crítica e fundamentada que será apresentada oralmente e por escrito que valerá 70% da nota final.
Conteúdo
I. Os ciclos nos modos de fazer mundos cénicos recorrências periódicas na história de longa duração:
Ciclos versus rupturas Latour, Stross, Eagleton, Hannerz, Eco;
Hibridismo como paradigma dominante da arte.
II. Evolução das metamorfoses e hibridismos nas artes cénicas da poesia ao ciberespectáculo.
III. Metamorfoses nos modos de fazer mundos cénicos relações entre arte, ciência e vida.
O tema das metamorfoses/ do híbrido e dos monstros nas artes cénicas.
Metamorfoses nas práticas cénicas.
Metamorfoses do espectáculo e ciência os conceitos laboratório, experimento e quase-tipo nas artes cénicas.
Metamorfoses do espectáculo e viagem pesquisa etnográfica, contaminação, fusão, interculturalismo nas artes cénicas.
Metamorfoses do espectáculo e vida/ arte e real do excesso de espectacularização ao anti espectáculo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: