História do Espectáculo Mediático

Objectivos

O seminário aborda as relações entre a mediação e o mundo do espectáculo ao longo do século XX até à actualidade, ponderando as transformações, remediações e inovações que ocorreram neste período. Problematizam-se as relações entre presença e (re)mediação, entre teatro e cinema, abordando ainda objectos como o espectáculo musical, o teatro radiofónico e televisivo, a foto-performance, a vídeo-performance, a performance digital ou a massiva presença no mercado global de artes de palco em DVD. Discutir-se-á ainda a relação entre Espectáculo e Guerra. Nesse quadro, são objectivos da disciplina:
1. Situar as relações entre espectáculo e mediação numa perspectiva histórica;
2. Reconhecer a diversidade de formas remediadas ao longo do século XX;
3.Reconhecer a emergência de objectos espectaculares fundados na mediação e problematizar as suas consequências;
4. Levar o estudante a desenvolver uma investigação própria, autónoma e criticamente fundada.

Caracterização geral

Código

722011123

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Auslander, Philip, 1999, Liveness. Performance in a mediatized culture. Londres e Nova Iorque, Routledge.
Bolter, David & Grusin, Richard, 2000, Remediation. Understanding new media. Cambridge (Mass) e Londres, The MIT Press.
Brewster, Ben & Jacobs, Lea, 1997, Theatre to cinema. Stage pictorialism and the early feature film. Oxford / Nova Iorque, Oxford U. P.
Chapple, Freda & Kattenbelt, Chiel (eds.), 2006, Intermediality in theatre and performance. Amesterdão e Nova Iorque, Rodopi.
Crary, Jonathan, 1999, Suspensions of perception. Attention, spectacle, and modern culture. Cambridge (Mass) e Londres, The MIT Press.
Dixon, Steve, 2007, Digital Performance. A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation. Cambridge (Mass)
Woycicki, Piotr, 2014,Post-Cinematic Theatre and Performance, UK-Palgrave Studies in Performance and Tecnhnologie.

Método de ensino

O seminário solicita um forte investimento em leituras e visionamentos preparatórios, os quais alicerçam a explanação teórica e o debate crítico. Além de aulas expositivas, haverá debates orientados por alunos, apresentações, produção de resenhas críticas e participação activa nas aulas. Por isso, algumas temáticas a abordar aulas nas poderão ser alteradas consoante os interesses e formações dos alunos.
Ensino presencial

Método de avaliação

Para além da avaliação contínua que vale 30% da nota final, será desenvolvido um trabalho de investigação ao longo do semestre, que valerá 70% da nota, obrigatório, que diversifica as perspectivas e enriquece os objectivos do seminário.

Conteúdo

1. Conceitos: Espectáculo, História e mediação
2. “Re-invenção”: remediação, reperformance, reenactment, etc.
3. O Espectáculo Teatral e a intermedialidade: breve história do século XX/ XXI
4. O Espectáculo da dança e a sua remediação. Ex. A Sagração da Primavera
5. O Espectáculo da pintura e a sua remediação. Ex. Olympia de Manet
4. Radio Drama
6. A foto-performance
8. O Situacionismo debordiano: a crítica à sociedade do espectáculo
9. O Espectáculo da Guerra e a sua crítica. Ex. “Histoire(s) du cinema” (Godart) , Artaud, Susan Sontag, Pipo Delbono, Sara Kane, Marina Abromovic, casos portugueses.