O espectáculo músico-teatral - 1. semestre

Objectivos

a) Proporcionar uma formação avançada na teoria e história do espectáculo músico-teatral, investigando as tipologias dos sistemas de comunicação (nos planos da produção, mediação, recepção), a sua constituição e a sua dinâmica, em interacção com a mudança dos contextos socioculturais, económicos e políticos.
b) Fornecer instrumentos de análise músico-dramatúrgica, salientando o papel estruturante da música: na construção das personagens e na caracterização das situações, incluindo o seu papel como comentário, contraponto e elemento de distância crítica (ou Verfremdung), bem como ainda as possibilidades proporcionadas pelas novastecnologias.
c) Fornecer um conhecimento teórico-prático da problemática da gestão, da produção e da promoção do espectáculo músico-teatral, dando especial atenção à sustentabilidade do emprego artístico local e à formação de novos públicos.
d) Desenvolver as competências de trabalho em equipa.

Caracterização geral

Código

722011130

Créditos

10

Professor responsável

Paula Gomes Ribeiro

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Abate, Carolyn (2001), In Search of Opera, Princeton, Princeton University Press.
Agid, Phillipe / Tarondeau, Jean-Claude (2010), The Management of Opera: An International Comparative Study, London, etc., Palgrave Macmillan.
Adorno, Theodor W. (2006), Towards a Theory of Musical Reproduction, Cambridge, Polity Press.
Kaye, Deena / LeBrecht, James (2009), Sound and Music for the Theatre: The Art & Technique of Design, 3d Ed., Amsterdam, etc., Elsevier / Focal Press.
Kenrick, John (2008), Musical Theatre: a History, New York, etc., Continuum.
Levin, D. J. (2010), Unsettling Opera: Staging Mozart, Verdi, Wagner, and Zemlinsky, Chicago, University of Chicago Press.
Miller, Jonathan (1986), Subsequent Performances, Londres, Faber and Faber.
Parker, Roger (2006), Remaking the Song: Operatic Visions and Re-Visions from Handel to Berio, Berkeley: University of California Press.
Pasta, José António (2010), Trabalho de Brecht, São Paulo, Editora 34

Método de ensino

No espírito de Bolonha, o ensino basear-se-á no trabalho activo dos estudantes. Consoante o perfil de cada um e as respectivas expectativas de especialização ser-lhes-ão distribuídas tarefas diferenciadas, também avaliadas de acordo com a sua especificidade.
Na base da exposição teórica e da bibliografia indicada pelos docentes, os trabalhos de pesquisa e reflexão crítica serão elaborados e apresentados pelos estudantes como contributo para o debate colectivo sobre os diversos tópicos contemplados nos conteúdos programáticos.
A ligação entre teoria e prática será garantida, no quadro da disciplina, através de workshops de preferência orientados por especialistas convidados (nomeadamente, encenadores). Mas também no trabalho final de curso, procurar-se-á garantir a complementaridade e cooperação das diferentes componentes (gestão, programação, dramaturgia, encenação, composição/escrita dramática, etc.).

Método de avaliação

No espírito de Bolonha, o ensino basear-se-á no trabalho activo dos estudantes. Consoante o perfil de cada um e as respectivas expectativas de especialização ser-lhes-ão distribuídas tarefas diferenciadas, também avaliadas de acordo com a sua especificidade.
Na base da exposição teórica e da bibliografia indicada pelos docentes, os trabalhos de pesquisa e reflexão crítica serão elaborados e apresentados pelos estudantes como contributo para o debate colectivo sobre os diversos tópicos contemplados nos conteúdos programáticos.
A ligação entre teoria e prática será garantida, no quadro da disciplina, através de workshops de preferência orientados por especialistas convidados (nomeadamente, encenadores). Mas também no trabalho final de curso, procurar-se-á garantir a complementaridade e cooperação das diferentes componentes (gestão, programação, dramaturgia, encenação, composição/escrita dramática, etc.).

Conteúdo

Géneros músico-teatrais na história e na actualidade. Particular incidência na ópera e géneros afins (incluindo “Singspiel”, opereta, ópera cómica, e, mais modernamente, também o “musical”).
A música e o universo sonoro no teatro. Da ideia de Gesamtkunstwerk aos processos de fragmentação e montagem (problematização da relação entre “ver” e “ouvir”).
A problemática da interpretação ou da performance músico-teatral. Distinção entre “obra” e “partitura”.
Enquadramento teórico e estudo comparativo de diferentes tendências da prática músico-teatral.
A produção do espectáculo: do projecto à estreia. Contexto sócio-cultural e públicos-alvo, estratégia de programação.
A encenação: do trabalho de pesquisa dramatúrgica e elaboração conceptual até ao resultado final.
A comunicação músico-teatral na língua do público. O espectáculo músico-teatral e a “palavra cénica” em língua portuguesa. Problemas de prosódia e fonética.
A abertura à comunidade e o trabalho com a comunicação social

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: