Literatura e Cena

Objectivos

a) Aperfeiçoar o conhecimento dos mais importantes textos dramáticos norte-americanos do século XX;
b) Contextualizar os dramaturgos estudados;
c) Compreender a dinâmica das relações entre o teatro comercial, o teatro Off Broadway e Off-Off Broadway;
d) Ser capaz de ler criticamente textos teatrais seleccionados e de os relacionar com as suas produçõescénicas;
e) Organizar e produzir um ensaio crítico sobre textos dramático do programa.

Caracterização geral

Código

722011131

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Bigsby, C.W.E. 2000 Modern American Drama 1945-2000. Cambridge: Cambridge University Press;
Krasner, David 2004 A Companion to Twentieth-Century American Drama. Oxford: Blackwell ;
Maufort, Marc 1995 Staging Difference: Cultural Pluralism in American Theatre and Drama. Nova Iorque: Peter Lang ;
Roudané, Mathew Charles 1993 Public Issues, Private Tensions: Contemporary American Drama. Nova Iorque: AMS Press
Wilmer, S.E. 2002 Theatre, Society and the Nation: Staging American Identities. Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

Exposição teórica das problemáticas fundamentais do programa.
Discussão em workshop das peças em análise .
Tutorias de acompanhamento de investigação conducente à elaboração de um ensaio final .

Método de avaliação

Avaliação baseada na exposição teórica das problemáticas fundamentais do programa - apresentação oral de um tópico relacionado com uma das peças em discussão
(trabalho de grupo) [40 %] 2- Redacção de um ensaio de investigação final sobre uma das peças discutidas ou sobre tópico relacionado [60%].

Conteúdo

I. Introdução: As múltiplas dimensões do teatro: texto dramático e representação
A afirmação do idioma dramático americano na primeira metade do século XX: Mudar a Broadway
2.1. Long Day’s Journey into Night, Eugene O´Neil
2.2. A Streetcar Named Desire, Tennessee Williams:
2.3. Death of a Salesman, Arthur Miller
III. A reinvenção do teatro Americano na segunda metade do século XX: Off- e Off-Off Broadway
3.1. Who’s Afraid of Virginia Wolf, Edward Albee
3.2. A Raisin in the Sun, Lorraine Hansberry
3.3. True West, Sam Shepard
3.4. Glengarry Glen Ross, David Mamet
3.5. M. Butterfly , David Henry Hwang
3.6. Fires in the Mirror, Anna Deavere Smith

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: