Práticas Cénicas - 1. semestre
Objetivos
a) Por meio de trabalhos práticos, desenvolver um conhecimento por dentro das virtualidades e dificuldades das linguagens cénicas:
b)Aplicar, testar e passar para o corpo as problemáticas tratadas nos outros seminários;
c) Desenvolver competências específicas nos trabalhos de corpo, voz, encenação e coreografia.
Caracterização geral
Código
722011132
Créditos
10
Professor responsável
Docente a definir
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
BARBA, Eugénio; SAVARESE, Nicola (1985) Anatomie de l´acteur, Cazilhac, Bouffonneries Contrastes;
BRENNAN, Richard (1994) A técnica Alexander, Lisboa, Estampa;
BRECHT, Bertold (s/ data) Estudos sobre teatro: para uma arte dramática näo-aristotélica, Lisboa, Portugália;
BROOK, Peter (1982) The Empty Space, London, Penguin ;
CHEKHOV, Michael (1984) To the Director and Playwright, New York, Limelight ;
CLURMAN, Harold (1997) On Directing, New York, Fireside ;
MEYERHOLD, Vzevolod (1980) O Teatro Teatral, Lisboa, Arcádia ;
MITTER, Shomit (1992) Systems of Rehearsal: Stanislavsky, Brecht, Grotowski and Brook, London, Routledge;
SMITH-AUTARD, Jacqueline M. (2005) Dance composition, London. A & C Black ;
SOLMER, Antonino (dir.) (1999) Manual de Teatro, Lisboa, Contracena ;
STANISLAVSKI, Konstantin (1979) A Preparação do Actor, Lisboa, Arcádia ;
STRASBERG, Lee (1988) A Dream of Passion: the development of the method, London, Bloomsbury ;
STREHLER, Giorgio (1980) Un théâtre pour la vie, Paris, Fayard.
Método de ensino
Funcionamento em atelier: espaço grande e vazio, roupas de trabalho, treino corporal e de voz, combinado com trabalho de mesa sobre texto teatral ou sobre textos e vídeos que inspirem trabalho coreográfico e sobre as opções de encenação e composição; progressiva construção das personagens e dos projectos finais.
Método de avaliação
A avaliação terá em conta a assiduidade, a participação nas aulas, a capacidade de trabalhar em grupo, a criatividade e as competências a nível de corpo, voz, encenação ou coreografia e entendimento das linguagens cénicas trabalhadas.
Conteúdo
1) postura, relaxamento, trabalho sensorial e liberdade do corpo
2) improvisação por contacto;
3) relação entre a voz e o corpo, respiração, colocação e projecção da voz;
4) opções de transposição de um texto dramático para a cena;
5) opções de construção de personagens;
6) métodos para a interpretação dos actores e performers;
7) marcações, mise en place, composição ;
8) apresentação experimental de um projecto cénico.