Práticas e Técnicas em Comunicação da Ciência - 1. semestre
Objetivos
a) Aprender e praticar técnicas de comunicação de ciência;
b) Saber avaliar iniciativas (questionários, entrevistas);
c) Conhecer e inspirar-se em projectos de divulgação bem sucedidos;
d) Familiarizar-se com a bibliografia de investigação nesta área.
Caracterização geral
Código
722011145
Créditos
10
Professor responsável
Joana Lobo Antunes, Paulo Nuno Vicente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Olson, Randy (2009). Don´t Be Such a Scientist: Talking Substance in an Age of Style. London: Island Press.
Outras - a indicar pelos docentes convidados.
Método de ensino
Workshops por oradores convidados.
Journal Clubs discussão de artigos publicados em revistas sujeitas a avaliação sobre comunicação de ciência.
Método de avaliação
A avaliação consistirá numa avaliação contínua da participação e interesse demonstrado nos workshops ao longo do semestre e uma avaliação quantitativa da apresentação oral e escrita de uma proposta para uma acção de comunicação.
Conteúdo
Ao longo do semestre, diferentes profissionais serão convidados a desenvolver (em conjunto com os docentes responsáveis) workshops práticos para aprendizagem de competências específicas necessárias nos diferentes planos de comunicação de ciência. A título de exemplo, estão pensados os seguintes workshops:
Como falar em público / Teatro ;
Media training ;
Story telling ;
Empreededorismo (como financiar projectos de comunicação) ;
Aplicação das novas tecnologias à comunicação de ciência ;
Como planear uma exposição ;
Avaliação de actividade de comunicação e divulgação.
Em paralelo, serão apresentados projectos de sucesso na área da comunicação de ciência, como por exemplo: Ciência no Verão, Fame Lab, Cientistas ao Palco. Autores portugueses de livros de divulgação científica poderão também ser convidados a dar o seu testemunho.
Num formato de journal club os alunos apresentarão e discutirão com os docentes artigos científicos publicados na área da comunicação de ciência.