Pós-Graduação em Jornalismo Multiplataforma

Objetivos educativos

O Curso de pós -graduação em Jornalismo Multiplataforma visa o aprofundamento da formação profissional e teórica em Ciências da Comunicação, designadamente:

a) Contextualizar criticamente o jornalismo contemporâneo perante as novas realidades tecnológicas e económicas;
b) Dominar as competências técnicas e as regras legais e deontológicas necessárias ao exercício do jornalismo, compreendendo as suas especificidades consoante os respectivos meios e géneros;
c) Demonstrar conhecimento e domínio prático dos aspectos formais e narrativos específicos a cada meio;
d ) Dominar as técnicas e outras especificidades formais das diferentes categorias especializadas do jornalismo;
e) Saber adaptar um mesmo conteúdo jornalístico à identidade das suas diferentes plataformas;
f ) Pôr em prática as competências exigidas ao exercício do jornalismo em ambiente profissional de trabalho.

A Pós-Graduação em Jornalismo Multiplataforma, uma iniciativa conjunta da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA) e do Grupo Impresa, é destinada a recém-licenciados em busca de formação profissionalizante de qualidade, preferencialmente com formação em Ciências da Comunicação ou Jornalismo.

Caracterização geral

Código

4303

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Acesso a outros cursos

Coordenador

Jorge Martins Rosa

Data de abertura

Setembro de 2019

Número de vagas

25 vagas

Propinas

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Horários

(a disponibilizar em http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/estudos-pos-graduados)

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS (European Credit Transfer System).
Regime intensivo | Inclui um estágio remunerado em imprensa, televisão e multimédia (no Grupo Impresa) e rádio (na Rádio Renascença).

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma, os alunos têm que realizar 60 ECTS de acordo com a estrutura curricular e plano de estudos.

Condições de acesso

Disponíveis em http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/estudos-pos-graduados/editais-de-candidatura/1a-fase/jornalismo-multiplataforma

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.