Ação Jornalística Multiplataforma
Objetivos
-Identificar a função nuclear do texto nas três plataformas clássicas (imprensa escrita, rádio e televisão);
-Compreender a importância do domínio das técnicas da escrita para a produção de uma informação de qualidade e saber aplica-las às especificidades dos diferentes géneros jornalísticos (da notícia, da entrevista, do perfil) nas diferentes plataformas;
-Ser capaz de adaptar um mesmo conteúdo jornalístico à especificidade de cada uma das três plataformas clássicas;
- Conhecer e saber utilizar as ferramentas e plataformas adequadas à obtenção de informação e posterior produção e edição de conteúdos jornalísticos online;
-Conhecer as potencialidades do multimedia enquanto plataforma de distribuição de conteúdos jornalísticos;
-Assimilar as peculiaridades do direto, enquanto género jornalístico, nas plataformas audiovisuais;
-Assimilar o papel da imagem enquanto elemento âncora das narrativas jornalísticas visuais.
Caracterização geral
Código
722091180
Créditos
12
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Downie Jr, L. and Schudson, M. (2009) The Reconstruction of American Journalism,
http://www.cjr.org/reconstruction/the_reconstruction_of_american.php;
McChesney, R.W. and Pickard, V. (eds.) (2011) Will the Last Reporter Please Turn Out The Lights: The Collapse of Journalism and what Can be Done to Fix it. Nova Iorque e Londres: New York Press;
Ramonet, I. (2011), LExplosion du journalism, des médias de masse à la masse de médias, Paris: Éditions Galilée.
Método de ensino
Exposição oral e realização de exercícios no contexto das aulas.
Método de avaliação
Exercícios (incluindo material produzido em trabalho de campo) e ensaio escrito sobre as temáticas discutidas (100%).
Conteúdo
-A Construção da Notícia:
o A Notícia na Imprensa e Online;
o A Notícia em Rádio e TV.
-A Entrevista:
o A Entrevista na Imprensa e Online;
o A Entrevista em Rádio;
o A Entrevista em TV.
-A Reportagem:
o A Reportagem na Imprensa e Online;
o A Reportagem em Rádio;
o A Reportagem em TV.
-O Direto.
-O Perfil.
-A Infografia.
-A Imagem no Jornalismo Escrito e Novas Técnicas.
-Recolha e Edição de Imagem em Televisão.
-Cinematic Journalism.
-Técnicas de Edição Online: Dos Sites Informativos ao iPad. A Interatividade e as Hiperligações.