Conceito e Mutação dos Media Jornalísticos
Objetivos
-Contextualizar criticamente as questões contemporâneas do jornalismo, com particular incidência no caso
português.;
-Conhecer os modelos de negócio, gestão e sustentabilidade das empresas de comunicação social perante as
novas realidades tecnológicas e económicas;
-Compreender o funcionamento e organização das redações, bem como os efeitos da Internet e da convergência
nas rotinas de produção jornalística;
-Articular, a partir de estudos de caso, as relações e diferenças entre a convergência enquanto valorização do
jornalista e a convergência enquanto mero valor de mercado.
Caracterização geral
Código
722091181
Créditos
4
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Boczkowski, P. J. and Papacharissi, Z. (eds.) (2018) Trump and Media, Cambridge e Londres: The MIT Press;
Bell, E. &Owen, T., (eds.) (2017) Journalism After Snowden, Nova Iorque: Columbia University Press;
Kovach, B. and Rosenstiel, T. (2010) Blur. How to Know What is True in the Age of Information Overload, Nova
Iorque: Bloomsbury.
Método de ensino
Exposição oral e realização de exercícios no contexto das aulas.
Método de avaliação
Ensaio escrito sobre as temáticas discutidas (100%).
Conteúdo
-Considerações Gerais sobre a Mutação dos Media;
-A Sustentabilidade dos Media Clássicos e Atuais;
-Organização e Funcionamento de uma Redação;
-Novas Plataformas, Novas Aplicações, Novas Narrativas: Mudanças na Prática do Jornalismo;
-O Futuro do Jornalismo: Na Babel da Comunicação.