Doutoramento em Estudos sobre a Globalização

Objetivos educativos

Este programa doutoral visa oferecer uma compreensão aprofundada das perspetivas analíticas que dinamizam a área dos Estudos sobre a Globalização; bem como capacitar para uma prática de investigação autónoma na confluência de várias subáreas de estudo e investigação no âmbito desta área científica multidisciplinar. A concretização destes objetivos é assegurada por i) uma estrutura curricular pré-definida com possibilidade de construção de percursos de aprendizagem escolhidos pelos próprios estudantes; ii) uma formação especializada que promove, em simultâneo, aprendizagens pluridisciplinares, potenciadas pelo carácter assumidamente interdisciplinar de vários seminários; iii) metodologias de trabalho que articulam ensino, orientação tutorial e integração em projetos de investigação - a cargo dos docentes/investigadores - com a progressiva autoresponsabilização dos estudantes pelas aprendizagens e opções de investigação.

Caracterização geral

Código DGES

4305

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

O doutoramento é uma qualificação final.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200 e 400, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Coordenador

Diogo Ramada Curto; Vice-coordenadora: Prof.ª Doutora Margarida Marques

Data de abertura

Setembro de 2019

Número máximo de admissões

10

Propinas

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Horários

(to be available at http://fcsh.unl.pt/escola-doutoral/doutoramentos)

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 na componente não letiva). Modalidades de componente não letiva: Tese.
O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH/NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a realização de um curso de doutoramento constituído por unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As unidades curriculares de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do curso de doutoramento é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso de doutoramento é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções.