Segurança global - 1. semestre

Objectivos

1 Consolidar conhecimentos acerca das Teorias e métodos em Estudos de Segurança, Estudos de Globalização e Relações Internacionais e avaliar potencialidades e limitações das teorias dominantes, estudos críticos de segurança, abordagens alternativas e/ou pós-positivistas. 2 Examinar criticamente os modos através dos quais o Teorizar acerca do Internacional e a prática das relações internacionais se encontram intricados. 3 Conceber, definir e demonstrar a aplicabilidade de quadros teóricos e grelhas de análise face a questões centrais de segurança global na agenda internacional e processos de governação global. 4 Apresentar, debater e escrever de forma crítica sobre as Teorias de Estudos de Segurança e Relações Internacionais e seus conceitos centrais na sua relação com questões centrais na agenda de segurança global, com acontecimentos contemporâneos e com processos históricos aos níveis de análise regional e global.

Caracterização geral

Código

73217160

Créditos

7,5

Professor responsável

Alexandra Magnólia Dias

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A participação é obrigatória e os alunos devem ter preparado as leituras essenciais recomendadas e tomar parte no debate em grupo acerca dos textos recomendados (artigos de revistas científicas e/ou capítulos de livros).Espera-se que os alunos tenham capacidade de leitura e compreensão de outra(s) língua(s) para além do português.

Bibliografia

Bevir, Mark; Daddow, Oliver; &, Hall, Ian, ed. Interpreting Global Security. London & N.Y.: Routledge, 2014. Booth, Ken. Theory of World Security. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Buzan, Barry. \"New Patterns of Global Security in the Twenty First Century.\" International Affairs 67 3 (1991): 431-51. Coker, Christopher. Globalisation and Insecurity in the Twenty-First Century:Nato and the Management of Risk. London: IISS, 2002. Dunne, Tim, and, Wheeler, Nicholas J., ed. Human Rights in Global Politics. Cambridge / New York: Cambridge University Press, 2007 Gaspar, Carlos. O Pós-Guerra Fria. Lisboa: Tinta-Da-China, 2016. Kaldor, Mary; Rangelov, Iavor, ed. Handbook of Global Security Policy: Wiley Blackwell, 2013. Wahlrab, Amentahru. \"Fostering Global Security.\" Rethinking Security in the Twentieth Century. Ed. Jacob, Edwin Daniel. N.Y.: Palgrave, 2017. 127-41.


Método de ensino

A UC consiste em 10 seminários. Cada Seminário é composto por uma componente expositiva que oferece o enqudramento de uma temática em particular, a segunda parte aprofunda os debates em torno dos tópicos sob análise com base nas leituras recomendadas. As leituras recomendadas são essenciais para as apresentações e para o Trabalho Final. Os textos servem de base para o debate em seminário, para introdução dos conceitos chave e temáticas em torma da Teoria/Praxis/Pesquisa e como ponto de partida pra indagações independentes e autónomas no Primeiro Ano do Doutoramento em Estudos sobre a Globalização com enfoque nos padrões das relações globais de segurança no século XXI.

Método de avaliação

A metodologia de avaliação é composta por: participação oral que inclui uma breve recensão crítica de artigo/conferência/literatura cinzenta e apresentação orla do trabalho final (30%) e Trabalho Final de 8500-palavras (70%).

Conteúdo

1)Introdução;2)Estudos de Segurança, Relações Internacionais e Estratégia. Segurança Global: Desafios, Dinâmicas, Tendências e padrões de relações de Segurança Global;3)Abordagens Mainstream. Estudos de Segurança, Relações Internacionais e a resiliência do Realismo. Liberalismo e a Tese da Paz Democrática. Construtivismo;4)Abordagens Alternativas. Estudos para a Paz.Segurança e Risco(s);5)Escola Crítica de Segurança/ Critical Security Studies (País de Gales) . Outras Escolas Europeias: Escola de Copenhaga & Escola de Paris;6) Organizações Regionais e Governação da Segurança Global;7) Potências emergentes, Ascensão da Rússia e a Reconfiguração da Ordem Global; 8)Segurança Humana: Bem Público Global; 9) Vários temas para escolha: elaboração de Recensão Crítica. Fontes: Conferência/ Filme do Tipo Documentário/Webinar /Artigo de Revista Científica/ Capítulo de Livro/Literatura cinzenta/Policy-Oriented Research; 10) Desafios Transnacionais à Segurança.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: