Tese em Estudos Urbanos

Objectivos

Esta UC tem como objectivo o enquadramento, em seminário, do trabalho de investigação individual de cada estudante, trabalho individual este que constitui a maior parte dos ECTS. Sendo o processo de pesquisa doutoral um processo individual, pretende-se, com este seminário de tese, acompanhar de forma colectiva e orientada, através de apresentação dos trabalhos em curso e sua discussão, o percurso de investigação de cada estudante. É aqui que também se integrarão a apresentação de investigações consolidadas apresentadas por conferencistas convidados, nacionais e estrangeiros, de acordo com as linhas temáticas definidas a partir investigações concretas dos doutorandos. Uma das finalidades do seminário de tese é treinar e preparar os estudantes a apresentarem, de forma clara, concisa, objectiva e apelativa os seus resultados provisórios de investigação, tanto ao nível escrito, como oral e audiovisual. As questões éticas e deontológicas merecerão uma atenção particular.

Caracterização geral

Código

73217146

Créditos

180

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Não aplicável.

Método de ensino

O progresso da investigação conducente à tese é composto do trabalho de pesquisa individual, teórico e empírico, com base na recolha de dados, da orientação individual por parte do orientador, da discussão em seminário, da participação em conferências e outros eventos científicos, e a colaboração ou integração em projectos de investigação no âmbito das unidades de investigação associadas ao curso

Método de avaliação

Em cada um destes âmbitos haverá uma avaliação qualitativa, registada em pareceres anuais, por parte dos seus responsáveis ou supervisores. No final de cada ano de trabalho, o candidato a doutoramento deverá apresentar um relatório de progresso, nos moldes de um artigo científico publicável. Este relatório será apresentado no seminário e submetido a uma revista nacional ou internacional.

Conteúdo

Sendo um ciclo de estudos doutoral interdisciplinar, é impossível antecipar quais as linhas programáticas do seminário que tem como objectivo acompanhar, teórica e metodologicamente, o desenvolvimento das teses de doutoramento individuais. No início de cada ano lectivo será organizado um calendário das sessões, quinzenais, com base no levantamento das investigações em curso, incluindo as conferências de cientistas convidados no âmbito das linhas de investigação e dos projectos em curso, dos centros de investigação e de ambas as instituições associadas a este ciclo de estudos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: