Seminário Multidisciplinar em Estudos Urbanos - 2. semestre

Objectivos

O estudante deve ser capaz de : 1. Aplicar, numa perspectiva interdisciplinar os conhecimentos adquiridos em teorias, problemáticas e metodologias em estudos urbanos ao desenvolvimento de uma proposta de investigação específica 2. Conceber e desenvolver um plano de investigação em estudos urbanos no qual demonstre dominar a literatura adequada ao tema e ser capaz de seleccionar e tratar informação de distintas proveniências 3. Ser capaz de estruturar e comunicar ideias complexas na área científica de estudos urbanos quer oral quer por escrito a um público de especialistas 4. Ser capaz de participar construtivamente no debate sobre questões da área de estudos urbanos quer com especialistas quer com não especialistas.

Caracterização geral

Código

73217149

Créditos

20

Professor responsável

Luís Miguel Chaves, Margarida Pereira, Teresa Madeira (ISCTE-IUL)

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Agier, Michel, Esquisses d’une anthropologie de la ville, Louvain-la-Neuve: Academia Bruylant, 2009. Bassand, Michel, Kaufmann, V., Joye, D(dir.); Enjeux de la Sociologie Urbaine, Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, Lausanne, 2007. Hannerz, Ulf, Exploring the City: Inquiries Toward an Urban Anthropology, New York, Columbia University Press, 1980. Histoire de l’Europe Urbaine, dir Jean-Luc Pinol, Seuil, Paris, 2003, 2 vols. Kleniewski, Nancy (ed.) Cities and Society, Blackwell Publishing, 2005 Lefebvre, Henri, Espace et politique, Paris, Anthropos, 2000(reed). Lefebvre, Henri, La production de l’espace, Paris, Anthropos, 2000(reed). Pinçon, Michel et Pinçon-Charlot, Monique; Paris Mosaique, Promenades Urbaines, Calmann-Lévy, 2001. Roncayolo, Marcel, Lectures de villes. Formes et temps., Paris, 2002. Topalov, Christian e al. (dir), L´aventure des mots de la ville. Paris, Editions Robert Laffont, 2010.

Método de ensino

1. Exposição de estudos de caso pelos docentes que participam na docência do seminário e pelos convidados que forem considerados mais adequados face às propostas de tese dos estudantes que incluírem a turma. 2. Discussão de textos seleccionados desses estudos de caso. 3. Discussão de projectos individuais de tese dos estudantes. 4. Comentário e interpretação de informação inédita com a participação de docentes e alunos. 5. Discussão de resultados de aplicações de metodologias adquiridas a uma problemática específica da área de estudos urbanos.

Método de avaliação

A avaliação deste seminário será individual e incidirá, de acordo, com as regras presentes no regulamento interno dos cursos de doutoramento da FCSH sobre a apresentação e defesa pública do projecto de tese. A participação nas discussões em seminário pode ser considerada como um factor valorativo.

Conteúdo

O programa é composto por duas vertentes distintas mas complementares: A) Apresentação de estudos de caso em que a abordagem multidisciplinar seja predominante e sua discussão. Apresentação crítica de estudos de caso nos quais a perspectiva é disciplinar. B) Apresentação e discussão em grupo (docentes e estudantes) do desenvolvimento da investigação associada aos projectos de investigação individuais dos estudantes destinado à planificação da tese de doutoramento

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: