Ar, Ruído, Energia e Carbono na Cidade Sustentável

Objectivos

Os objetivos principais da UC são fornecer e trabalhar um conjunto de conceitos e informação que permitam ao estudante
identificar e propor medidas de mitigação que devam ser implementadas em áreas-chave como a qualidade do ar, o ruído, a energia e as alterações climáticas. Trata-se de problemas muito relevantes em áreas urbanas, onde dos efeitos na saúde e no ambiente são particularmente importantes nas cidades. Como tal é crucial percebê-los, compreender a relação e os benefícios globais para os temas lecionados de medidas a aplicar (por exemplo no que respeita ao tráfego rodoviário), e saber definir
prioridades.

Caracterização geral

Código

722171225

Créditos

3

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

- Vallero, D.A., 2014. Fundamentals of Air Pollution, 5th edition, Elsevier Inc., San Diego.
- Henry, J.G. and G.W. Heinke, 1996. Environmental Science & Engineering, 2nd edition, Prentice Hall, Inc., New Jersey.
- Peter, R.J., B.J. Smith and M. Hollins, 2011. Acoustics and noise control, Third edition, Routledge, London and New York.
- Harriet Bulkeley, Michelle Betsill, 2015. Cities and Climate Change (Routledge Studies in Physical Geography and Environment)
1st Edition, (June 15, 2005), London and New York.
- IEA, 2013. A Tale of Renewed Cities, A policy guide on how to transform cities by improving energy efficiency in urban transport
systems. International Energy Agency, OECD. Paris.

Método de ensino

Aulas com uma componente teórica, análise de casos de estudo e exercícios práticos.

Método de avaliação

Três pequenos testes relativos a cada uma das áreas da UC + 1 trabalho individual interligando as diferentes áreas lecionadas. Uso de recursos através do moodle com recurso à interação com os estudantes através do fórum e de outros materiais nainternet.

Conteúdo

Conceitos fundamentais relativos à poluição do ar e qualidade do ar. Poluentes, emissões e caracterização da qualidade do ar nas zonas urbanas. Efeitos dos poluentes na saúde. Legislação e sua aplicação. Redes de monitorização, previsão e índice de qualidade do ar.
Conceitos fundamentais relativos ao ruído. Efeitos na saúde. Mapas de ruído. Definição de zonas sensíveis e mistas. Medidas de mitigação.
Conceitos fundamentais de alterações climáticas, ciclo do carbono e economia do carbono. Emissões de gases com efeito de estufa: tendências, métodos de estimação e opções de mitigação. Conceito de adaptação, e medidas com ênfase para as componentes mais relevantes para no espaço urbano.
A energia e o espaço urbano e construído. A cidade como produtora e consumidora de energia. As matrizes energéticas. As estratégias e orientações nacionais e da UE sobre energia, com especial incidência no espaço urbano. Diretrizes para a ação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: