Lógicas Imobiliárias e Produção de Espaço Urbano
Objetivos
a) Contribuir para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre o funcionamento do mercado imobiliário;
b) Familiarizar os estudantes com metodologias de análise do mercado imobiliário aos níveis macro e micro;
c) Preparar os estudantes para utilizarem e desenvolverem estudos sobre o mercado imobiliário;
d) Compreender o papel do planeamento e dos agentes imobiliários na evolução recente dos centros urbanos;
e) Discutir o impacto dos novos paradigmas urbanos no planeamento e na actividade imobiliária;
f) Conhecer as principais fases do processo de desenvolvimento e promoção imobiliária;
g) Proporcionar algumas ferramentas analíticas para compreender o desenvolvimento do mercado imobiliário;
h) Analisar a evolução recente do mercado imobiliário em Portugal;
i) Construir pontes entre a actividade imobiliária e o planeamento territorial.
Caracterização geral
Código
722171230
Créditos
3
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
AECOPS, (2009). O Mercado da Reabilitação, Enquadramento, Relevância e Perspectivas. Lisboa: AECOPS, 209p.
Correia, P. V. D. (1993). Políticas de Solos no Planeamento Municipal. Lisboa: FCG.
Gonçalves, C. (2009). Expansão urbana e mercado imobiliário: a cidade das Caldas da Rainha como laboratório. Lisboa:
Faculdade de Letras.
Henriques, J. (2015). As Dinâmicas do Mercado Imobiliário e os Impactos Territoriais. Lisboa: Chiado Editora.
Quental e Melo, I. (2009). O Mercado de Arrendamento. Principais Oportunidades e Fragilidades face ao Mercado de Habitação
Própria. Lisboa, Instituto Superior Técnico.
Ratcliffe, J.; Stubbs, M. & Keeping, M. (2009). Urban Planning and Real Estate Development. Routledge.
Rodrigues, L. (2011). Manual de Crimes Urbanísticos.Lisboa: Guerra e Paz, S.A.
Santos, A.C.; Teles, N.; Serra, N. (2014). Finança e habitação em Portugal. Cadernos do Observatório sobre Crises e Alternativas,
nº2, 59p.
Método de ensino
Aulas expositivas e participadas. Discussão a partir de um conjunto de textos selecionados. Debates sobre temas do programa.
Casos práticos: análise de intervenções e crítica das soluções.
Método de avaliação
Avaliação:
a)Um teste escrito individual (45%);
b)Elaboração de um trabalho prático (15-20p), de grupo ou individual, baseado em pesquisa autónoma, com apresentação e
discussão oral (40% +10%);
c) Assiduidade e avaliação contínua da participação na aula (5%).
[Nota: A proposta de elementos de avaliação a apresentar aos estudantes na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente
na % de cada elemento].
Conteúdo
1. Planeamento Urbano e Mercado Imobiliário
1.1. Revisitar e articular conceitos de base
1.2. A expansão urbana como motor do mercado imobiliário
1.3. O planeamento urbano e a regulação do mercado imobiliário
2. Desenvolvimento Imobiliário e Produção de Espaço Urbano: Contexto e Paradigmas
2.1. Uso do solo urbano e teorias do valor do solo
2.2. Neoliberalismo, globalização e mercados imobiliários
2.3. Regeneração, sustentabilidade e resiliência urbanas
3. O processo de desenvolvimento imobiliário e o posicionamento dos agentes
3.1. As fases do processo de desenvolvimento imobiliário
3.2. Relações do mercado imobiliário com o setor financeiro
3.3. Relações da administração pública com o mercado imobiliário
4. Diferentes Segmentos do Mercado Imobiliário em Portugal
4.1. Mercado Residencial
4.2. Outros usos: Comércio e Escritórios
4.3. Um mercado segmentado, uma cidade dividida?
5. Território e mercado Imobiliário: tendências em diferentes contextos territoriais.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: