Cidade, Urbanidade e Território - 1. semestre
Objetivos
a) Compreensão aprofundada das dinâmicas sociais de produção e diferenciação dos territórios, das paisagens, do ambiente e
do meio urbano num contexto de globalização, e das relações entre eles;
b) Conhecimento e compreensão aprofundados das dinâmicas sociais de produção, gestão e vivência urbanas e metropolitanas,
nas tensões entre o local e o global;
c) Capacidade de análise e investigação de fenómenos urbanos e metropolitanos num contexto de sustentabilidade e mobilidade
urbanas;
d) Capacidade de comunicar de modo claro as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da unidade
curricular
Caracterização geral
Código
722171231
Créditos
3
Professor responsável
Luís Vicente Baptista
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Adey, P., Bissell, D., Hannam, K., Merriman, P. and Sheller, M. (eds) The Routledge Handbook of Mobilities, London, Routledge,
2014
Bonnet, Michel e P. Aubertel, La ville aux limites de la mobilité, Paris,PUF,2006
Bourdin, Alain, La Métropole des Individus, La Tour d Aigues, Éditions de lAube, 2005
Brenner, Neil e R. Keil (ed.), The Global Cities, Reader, London / N.Y., Routledge, 2006
Brenner, Neil e R. Keil, « From Global Cities to globalized urbanization » in Glocalism : Journal of Culture,Politicas and
Innovation, 2014,3 DOI :10.12893/gjcpi.2014.3.3
Chamboredon, Jean-Claude, Nouvelles formes de lopposition ville-campagne in Histoire de la France Urbaine, vol.5,Paris,
Seuil, 1985 : 556-573
LeGates, Richard, F. Stout (ed.), The City Reader, Routledge, Londres/N.I., 6th edition, 2015
Hanningan, John, Fantasy City. Pleasure and profit in the postmodern metropolis, London, Routledge, 2000
Martinotti, Guido, The New Social Morphology of Cities, Paris, UNESCO, MOST D.P.S.(16), 1996
Método de ensino
Exposições teóricas pelo docente;
Apresentação e discussão pelos estudantes de textos de bibliografia teórica e de investigação e de relatórios de progresso dos
seus trabalhos de ensaio ou projeto de investigação;
Acompanhamento tutorial da elaboração por cada estudante de um ensaio ou um projeto de investigação sobre um tópico
relevante.
Método de avaliação
Avaliação contínua da participação nas apresentações e discussões em aula (20%);
Apresentação em aula do projeto de ensaio ou plano de investigação (10%);
Um ensaio bibliográfico ou um plano de investigação (c.15 págs.) sobre um tópico relevante, a acordar com o docente (70%).
Conteúdo
Partindo das principais discussões desenvolvidas nesta área, discutir e operacionalizar empiricamente os conceitos:
1. O confronto urbano/rural. As relações cidade-campo
2. A noção de território e de cidade sustentável. A questão das fronteiras
3. Definições de comunidade. Ordem tradicional e contestação
4. A noção de local, o conceito de região e os problemas de escala
5. A noção de meio social. O meio urbano e as possibilidades de o analisar numa ótica da sustentabilidade
6. Cidade, mobilidade e economia do entretenimento
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: