Estética - 2. semestre
Objetivos
a) Ser capaz de reconhecer a importância capital da história da filosofia para o pensamento contemporâneo sobre a Arte;
b) Ser capaz de desenvolver uma visão ao mesmo tempo crítica e criativa sobre os principais problemas da Estética Moderna e Contemporânea;
c) Adquirir um conhecimento aprofundado dos principais problemas e da história da Estética, bem como da sua ligação com as problemáticas contemporâneas da Arte;
d) Ser capaz de identificar, acompanhar e discutir alguns dos principais debates contemporâneos sobre a Arte.
Caracterização geral
Código
73203115
Créditos
10
Professor responsável
João Pardana Constâncio
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
ARENDT, Hannah, Lectures on Kants Political Philosophy, Chicago, The University of Chicago Press, 1992
BERNSTEIN, J.M., The Fate of Art: Aesthetic Alienation from Kant to Derrida and Adorno
BISHOP, Claire, Artificial Hells, London/New York, Verso Books, 2012
BOWIE, Andrew, Aesthetics and Subjectivity: from Kant to Nietzsche, Manchester/ New York, Manchester University Press, 2003
CLARK, T.J., Farewell to an Idea: Episodes from a History of Modernism, New Haven and London, Yale University Press, 1999
CONSTÂNCIO, J./ BRANCO, M.J.M./ RYAN, B. (Eds.), Nietzsche and the Problem of Subjectivity, Berlin and Boston, De Gruyter, 2015
DUVE, Thierry de, Kant after Duchamp, Cambridge, Massachussetts/ London, England, the MIT Press, 1996
EAGLETON, Terry, The Ideology of the Aesthetic, Oxford, Blackwell, 1990
RANCIÈRE, Jacques, Le spectateur émancipé, La Fabrique éditions, Paris, 2008 / O espe
Método de ensino
Métodos de Ensino:
Tendo em consideração que se trata de um Seminário, as metodologias de ensino procurarão potenciar as capacidades colectivas do grupo de trabalho, reforçando as componentes de discussão crítica de textos fundamentais da bibliografia e das matérias expostas pelo professor.
Os alunos serão convidados a fazer apresentações orais sobre autores e problemas da Estética contemporânea, de forma a que seja o mais frutífero possível o diálogo entre a tradição filosófica e Arte contemporânea.
Método de avaliação
Método de avaliação: Avaliação presencial e participação no Seminário: 20% Apresentações orais: 30%
Elaboração de Ensaio escrito sobre uma problemática do Seminário contendo competente exploração bibliográfica: 50%
Conteúdo
I. Tema: Estética, Emancipação e Participação em Jacques Rancière uma reflexão sobre o presente a partir da tradição pós-kantiana da Estética
II. Programa:
O curso consiste essencialmente na leitura, análise, comentário e discussão da obra Le spectateur émancipé, de Jacques Rancière. Esta leitura é um ponto de partida para o estudo da tradição emancipatória na estética kantiana e pós-kantiana, mas também em obras recentes sobre arte e história da arta, como o livre de Claire Bishop, Artificial Hells.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: