Arte e Tecnologia - 1. semestre
Objetivos
a) Ter uma noção abrangente da inevitabilidade de uma abordagem contemporânea à arte que contemple uma dimensão tecnológica, quer como meio quer como o próprio objeto de reflexão;
b) Reconhecer a articulação entre a evolução tecnológica e os discursos (isto é, as contribuições teóricas, estéticas, políticas, sociológicas e afins) que nela identificam potencialidades artísticas ou que, pelo contrário, as recusam;
c) Identificar as condicionantes e limitações que cada meio tecnológico impõe às práticas artísticas que a ele recorrem, mas igualmente as virtualidades artísticas que daí resultam;
d) Compreender a indissociabilidade, nos objectos artísticos, entre o uso dos meios como «recurso» e uma auto-reflexão sobre o próprio meio enquanto tal.
Caracterização geral
Código
73217152
Créditos
10
Professor responsável
-- Docente a contratar --, Jorge Martins Rosa
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
Benjamin, W. (1992). O Autor como Produtor. In Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d´Água, 137-156.
Bolter, J. D. & Grusin, R. (1999). Remediation: Understanding New Media. Cambridge (MA): The MIT Press.
Crary, J. (1989). Spectacle, Attention, Counter-Memory. October, 50, 97-107.
Hansen, M. (2006). New Philosophy for New Media. Cambridge (MA): The MIT Press.
Hayles, N. K. (2005). My Mother was a Computer: Digital Subjects and Literary Texts. Chicago: Univ. of Chicago Press.
Popper, F. (2007). From Technological Art to Virtual Art. Cambridge (MA): The MIT Press.
Método de ensino
Tratando-se de um seminário de doutoramento e portanto direcionado para a pesquisa autónoma dos alunos que conduzirá à realização de uma tese, privilegia-se nas sessões presenciais (aulas), num primeiro momento, a discussão aprofundada de textos, ora propostos pelo docente ora pelos alunos, e em fase posterior o trabalho de preparação de um projeto de curadoria (coletivo) em torno de tema variável de ano para ano, e de artigos (individuais) que fundamentem academicamente as opções de curadoria.
Método de avaliação
A avaliação tem em conta a participação nas aulas (20%), e o artigo apresentado, em versão curta (40%) e extensa após comentários (40%).
Conteúdo
1 . Introdução: Da mecanização da vida à mecanização da arte: A questão da arte tecnológica.
2 . Breve genealogia da arte tecnológica contemporânea.
3 . Potencialidades artísticas e condicionantes tecnológicas: Pesquisa teórico-prática.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: