Arte e Investigação - 1. semestre
Objetivos
a) Traçar uma panorâmica geral sobre os mecanismos e exigências que determinaram que as artes se erigissem como matéria de investigação científica
b) Mostrar como uma determinada abordagem do objecto artístico pode contribuir não apenas para o seu entendimento mas também para o enriquecimento de quem se dedica à criação.
c) Dar a conhecer os instrumentos necessários à investigação e identificar as transformações de que ela tem sido objecto.
d) Chamar a atenção para as áreas do saber que devem ser convocadas nos estudos a desenvolver e sublinhar a importância crescente de que algumas delas se revestem.
Caracterização geral
Código
73217153
Créditos
10
Professor responsável
Margarida Brito Alves
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Danto, Arthur,C., Narration and Knowledge, N.Y., Columbia Press, 1985
Didi-Huberman, Limage survivante: histoire de lart et temps dês fantomes selon Aby Warburg, Paris, Éditions Minuit, 2002
Didi-Huberman, Quand les images prennent position, Paris, Éditions Minuit, 2008
De Duve, Thierry, Au nom de lArt, Paris, Hazan,2005
Ricouer, Paul, Temps et récit, Paris, Points, 1991
Método de ensino
As sessões têm uma vertente expositiva, decorrente das intervenções do docente e especialistas da área, seguida de debate sobre as questões tratadas ou derivadas das investigações que os doutorandos iniciaram.
Naturalmente que as sessões serão sempre apoiadas com o visionamento de obras relevantes que ilustrem e documentem os conteúdos do Seminário. Os alunos serão também encorajados a apresentar recensões críticas dos textos mais relevantes que constam da bibliografia ou que posteriormente sejam suscitados pelo desenvolvimento das questões que se trataram nas aulas.
Método de avaliação
Participação no seminário e elaboração das recensões críticas: 50%
Realização de 1 ensaio (com 15 páginas) sobre uma das problemáticas desenvolvidas ao longo das sessões: 50%.
Conteúdo
1. Problemáticas da investigação no domínio das artes
2. O processo da identificação e da constituição do objecto de estudo
3. As práticas artísticas e as ciências humanas
4. As aporias da investigação e a importância do estudo de casos
5. Exploração crítica de exemplos de investigação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: