Teoria Feminista e Experiência Literária - 1. semestre

Objetivos

1. Adquirir capacidade de analisar a forma como a experiência literária das mulheres, enquanto autoras, tradutoras, críticas e editoras, contribuiu para a elaboração da Teoria Feminista; 2. Adquirir conhecimento dos debates que atravessam hoje este novo campo do saber, sabendo diferenciar os diferentes paradigmas em jogo e os conceitos que lhes estão associados: sexo/género; identidade/identidades (raça, classe social e sexualidade); 3. Adquirir conhecimento de alguns dos textos fundadores da crítica literária feminista bem como das principais polémicas que a atravessam; 4. Adquirir capacidade de elaborar um trabalho de investigação fundamentado sobre um dos temas tratados, utilizando bibliografia especializada e trabalhando com conceitos dos Estudos Feministas.

Caracterização geral

Código

722091104

Créditos

10

Professor responsável

Ana Paiva Morais, Fernando Cascais

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Ditsch, L., & Hawkesworth, M. (Eds.). (2016). The Oxford Handbook of Feminist Theory. Oxford: Oxford University Press. Goodman, L., & Hawkesworth, M. (Eds). (2019). The Bloomsbury Handbook of 21st Feminist Theory. London, New York, New Delhi, Sydney: Bloomsbury. --- (Eds.). (2015). Literature and the Development of Feminist Theory. New York: Cambridge University Press. MacCan, C., & Seung-kyung, K. (eds.). (2003). Feminist Local and Global Theory Perspectives Reader. New York, London: Routledge. Mohanty, C. T. (2003). Feminism without Borders: Decolonizing Theory, Practicing Solidarity. Duke University Press. Rooney, E. (ed.). (2006). The Cambridge Companion to Feminist Literary Theory. Cambridge, New York: Cambridge University Press.

Método de ensino

Exposições sobre os diferentes pontos do programa. Discussão dos trabalhos apresentados. Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos implica a presença em 2/3 das sessões realizadas e faz-se mediante a apresentação de um trabalho de investigação que deverá provar o conhecimento dos pontos tratados bem como a capacidade para lidar, de uma forma crítica, com os conceitos estudados.

Conteúdo

1.Análise de alguns conceitos de Teoria da Literatura, com especial ênfase na questão do cânone. 2. A instituição literária e as mulheres: diagnóstico de uma relação problemática. 2.1 A história da literatura portuguesa e o silenciamento das suas autoras: estudo de alguns casos paradigmáticos: a Marquesa de Alorna, Graça Pina de Morais e Natália Nunes. 3. Análise de alguns conceitos fundamentais da Teoria Feminista, dedicando particular atenção aos trabalhos de Rosi Braidotti, Hélène Cixous, Françoise Collin, bell hooks, Luce Irigaray e Monica Wittig. 4. O essencialismo e o construcionismo: a questão da «écriture féminine». 5. Análise dos conceitos fundamentais da Teoria Queer, com particular atenção aos contributos de Michel Foucault, Eve Kosofsky Sedgwick e Judith Butler.6. Black Feminisms. Ao longo do curso, será feita uma leitura de ‘Orlando’ e de ‘A Room of One’s Own’ de Virgínia Woolf.