História de Portugal Moderno (sécs. XV a XVIII) - 1. semestre
Objetivos
a) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo, tendo em vista a elaboração de uma análise original sobre um tema ligado à História do Portugal Moderno.
b) Ter capacidade de recolha, de selecção e de interpretação de informação relevante, textual e não textual, para um estudo original sobre História da Época Moderna.
c) Ser capaz de participar em projectos de investigação sobre temas da História da Época Moderna.
d) Ter as competências necessárias para uma formação avançada na área da História da Época Moderna, permitindo o desenvolvimento de um programa doutoral.
Caracterização geral
Código
722051334
Créditos
10
Professor responsável
Jorge Miguel Pedreira
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Nenhum
Bibliografia
Disney, Anthony R., História de Portugal e do império português, Lisboa, Guerra & Paz, 2010-2011.
Hespanha, António M. (org.), O Antigo Regime (1620-1807), Lisboa, Círculo de Leitores, 1993.
Magalhães, Joaquim Romero (coord.), História de Portugal, III - No alvorecer da Modernidade (1480-1620), Lisboa, Círculo dos Leitores, 1993.
Marques, João F. e Gouveia, António C. (coords.), História Religiosa de Portugal, vol. 2, Humanismos e Reformas, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001.
Ramos, Rui, Nuno Gonçalo Monteiro e Bernardo Vasconcelos e Sousa, História de Portugal, Lisboa, Esfera dos Livros, 2009.
Método de ensino
Esta é uma modalidade de ensino em e-learning, assíncrona, com recurso à plataforma moodle, estando o trabalho centrado no mestrando. Através da disponibilização de materiais de estudo diversificados, desde os 7 vídeos disponibilizados no espaço virtual, 5 dos quais introduzem os vários conteúdos programáticos, passando pelos powerpoint explicativos das análises que consubstanciam as abordagens propostas, até aos materiais scripto, áudio ou vídeo, espera-se uma intensa interacção com e entre os mestrandos. Estes irão intervir em fóruns assíncronos, desenvolvendo as suas competências e atingindo os objectivos delineados para esta unidade curricular. Espera-se que o mestrando consulte diariamente a sua unidade curricular (excepto sábados, domingos, feriados e os momentos de pausa), acompanhando as actividades e todas as que ocorrem no espaço de aula virtual, desde as dúvidas que forem sendo colocadas pelo grupo à investigação individual e inter-grupal.
E-learning.
Método de avaliação
Participação nos dois fóruns: 30% da avaliação final;
Recensão crítica: 20% da avaliação final;
Trabalho final: 50% da avaliação final.
Na sua avaliação ter-se-á em atenção:
A análise e enquadramento do tema tratado;
A utilização apropriada dos conceitos manipulados e fundamentação teórica do trabalho;
O domínio conceptual das problemáticas abordadas ao longo da unidade curricular e sua aplicação adequada ao tema;
A reflexão e problematização crítica da temática abordada no trabalho.
Conteúdo
1. Em torno dos conceitos de História Global e de Idade Moderna no quadro da História de Portugal séculos XV-XVIII;
2. Problematizando a dinastia de Avis na reconfiguração do reino de Portugal;
3. A construção imperial dos Habsburgo e a formulação imperial manuelina e joanina;
4. A evolução do estado moderno e a união dinástica no contexto europeu;
5. Sob o signo da Restauração Portuguesa a reconstrução de um Portugal imperial;
6. O Antigo Regime em Portugal e as dinâmicas europeias, no debate sobre como o Iluminismo reformulou um Portugal Setecentista.