Dimensões Religiosas da Expansão Portuguesa - 2. semestre

Objectivos

Conhecer e compreender as problemáticas da dimensão religiosa da Expansão Portuguesa (séc. XV-XVII).
Desenvolver uma perspectiva comparada entre o processo de expansão ultramarina do Cristianismo e outros movimentos proselitistas das grandes religiões universalistas.
Distinguir a heterogeneidade cultural e religiosa das diferentes geografias tocadas pela expansão portuguesa e compreender as respostas diferenciadas no processo evangelizador.
Adquirir competências de análise e crítica de fontes históricas.

Caracterização geral

Código

722051341

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

Luís Filipe Thomaz, “Descobrimentos e Evangelização, da Cruzada à Missão Pacífica”, in Congresso Internacional de História – Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas – Actas, 4 vols., Braga, 1992 vol. I, pp. 81-129.

Isabel dos Guimarães de Sá, “Estruturas Eclesiásticas e Ação Religiosa” in Francisco Bethencourt e Diogo Ramada Curto (Dir.), A Expansão Marítima Portuguesa, 1400-1800, Lisboa, Edições 70, 2010, pp. 265-292.

João Paulo Oliveira e Costa, “A Diáspora Missionária” in João Francisco Marques e António Camões Gouveia (coord.), História Religiosa de Portugal, vol. II, Lisboa, Círculo de Leitores / Centro de Estudos de História Religiosa, 2000, pp. 255-313

Método de ensino

A leccionação é assegurada em regime de e-learning assíncrono suportada pelo recurso à plataforma Moodle. A unidade curricular apoia-se em bibliografia crítica dispensada pelo docente e pdocasts elaborados especificamente para o efeito. A leccionação assenta numa aprendizagem colaborativa – leitura de textos e discussão crítica pela participação em fóruns interpares.

Método de avaliação

A avaliação final resulta da participação do aluno nos fóruns na plataforma moodle (30%), da elaboração de uma recensão crítica de uma obra a acordar com o aluno (20%) e de um trabalho final individual, com recurso a documentação histórica, a ser apresentado por escrito (50%).

Conteúdo

Serão desenvolvidos e discutidos os seguintes conteúdos:
As raízes das dimensões religiosas da Expansão portuguesa;
A novidade trazida pela Expansão portuguesa nos processos de proselitismo religioso;
Organização eclesiástica no Império Português.
As diferentes recepções do Cristianismo nos espaços da Expansão portuguesa;
Agentes, processos e consequências da missionação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: