O Oceano Índico. Sociedades, comércio e guerra - 2. semestre

Objectivos

Compreender o enquadramento global do framework do Oceano Índico, do Cabo da Boa Esperança ao Sueste Asiático, nomeadamente a sua diversidade política, económica e social.
Relacionar devidamente as várias estratégias de penetração, adaptação e fixação adotadas pelos portugueses no Índico com os contextos asiáticos, entre os séculos XVI e XVIII.
Assimilar as dinâmicas mais importantes do império português na Ásia – o Estado da Índia – nas suas vertentes sociais, económicas e militares/navais.
Identificar e caracterizar as linhas e as etapas fundamentais da evolução da presença formal e informal portuguesa na Ásia Marítima e a resposta aos diversos desafios, tanto asiáticos como europeus.

Caracterização geral

Código

722051366

Créditos

10

Professor responsável

Paulo Jorge de Sousa Pinto

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

Costa, J. P. O & Rodrigues, V. L. G. (1992). Portugal y Oriente: el Proyecto Indiano del Rey Juan. Madrid: Ed. MAPFRE.
Das Gupta, A., & Pearson, M. N. (1987). India and the Indian Ocean, 1500-1800. Oxford University Press.
Disney, A. (2009). A History of Portugal and the Portuguese Empire, vol. II, “The Portuguese Empire”. Cambridge University Press, 119-203.
Thomaz, L. F. F. R. (1994). Estrutura política e administrativa do Estado da Índia no século XVI. In Luís Filipe F. R. Thomaz, De Ceuta a Timor. Lisboa: Difel, 207-243.
Subrahmanyam, S. (2012). The Portuguese empire in Asia, 1500-1700 : a political and economic history (2ª ed.). John Wiley & Sons Ltd.
Subrahmanyam, S. & Thomaz, L. F. F. R. (1991). Evolution of Empire: The Portuguese in the Indian Ocean during the Sixteenth Century. In James D. Tracy (ed.), The Political Economy of Merchant Empires. Cambridge University Press, 298-331.
Winius, G. (1983). The “Shadow Empire” of Goa in the Bay of Bengal. Itinerario, 7, 83-101.

Método de ensino

O ensino é ministrado em e-learning assíncrono, com recurso à plataforma Moodle, na qual são disponibilizados recursos multimédia e materiais de apoio diversos, assim como bibliografia selecionada, geral e específica. O uso de um fórum para um permanente acompanhamento das matérias lecionadas e para uma aprendizagem colaborativa revela-se essencial.

Método de avaliação

A avaliação constará de 3 elementos distintos, com valor diferente: um ensaio escrito (50%), uma recensão ou comentário (25%) e a participação contínua no fórum (25%).

Conteúdo

1. Ásia, Índia e Oriente.
2. A Ásia Marítima na viragem do século XVI: fragmentação política, comunidades e redes mercantis.
3. A formação do Estado da Índia: de Moçambique a Malaca e mais além.
4. “Comerciar sempre que possível, fazer a guerra sempre que necessário”; estratégias de penetração portuguesa no Índico.
5. O messianismo de D. Manuel e o realismo joanino.
6. Crise, Reforma e Regeneração; a concorrência europeia e a “Primeira Guerra Mundial”
7. Ocaso e sobrevivências do Império.
8. Presenças formais e informais; o Estado da Índia e o “império-sombra”.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: