Discursos e Tradução - 1. semestre

Objetivos

Desenvolver competências de análise crítica face aos discursos a traduzir e aos que são produto da Tradução;
Aprofundar conhecimentos sobre os conceitos centrais à traductologia e às ciências a si associadas;
Reflectir sobre as teorias contemporâneas que fundamentam o domínio de saber dos Estudos de Tradução e debater temáticas a estas associadas
Situar o confronto de línguas suscitado pelo trabalho de tradução no âmbito do funcionamento de textos de diferentes géneros, em diferentes actividades;
Identificar a funcionalidade de textos de diferentes géneros em função de critérios explícitos, de ordem
contextual, macro-organizacional e linguística;
Adoptar uma orientação constrastiva relativamente a decisões linguísticas (de ordem micro e macroestrutural) no âmbito do trabalho de tradução.
Aplicar uma metodologia enunciativa na análise textual/discursiva numa perspectiva comparativa (português, francês, inglês).
Desenvolver um perfil investigativo face à Tradução.

Caracterização geral

Código

73213121

Créditos

6

Professor responsável

-- Docente a contratar --, Matilde Gonçalves

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

BRONCKART, J.-P. 1997. Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif.
Lausanne: Delachaux et Niestlé (trad. portuguesa: 1999. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo socio-discursivo. São Paulo, EDUC).
CAMPOS, Maria Henriqueta Costa. 1997. Tempo, aspecto e modalidade. Porto: Porto Editora.
CULIOLI, Antoine. 1990-2000. Pour une linguistique de l´énonciation. 3 vols. Paris: Ophrys, 1990.
Gutt,E.A. (2000) Translation and Relevance. Manchester: St Jerome Publishing.
HATIM, B., & MASON, I., Discourse and the Translator, Longman, New York, 1990.
Hatim, B, and Mason, I (1997) Translation and Communication. London: Routledge.
HEIDMANN, U. (2010). Pôr as diferentas em diálogo: o exemplo da tradução do projeto de Constituição
europeia. In: Adam, J.-M., Heidmann, U. & Maingueneau, D. Análises textuais e discursivas. Metodologia e aplicações. São Paulo: Cortez Editora, pp. 83-92

Método de ensino

A UC apresenta uma componente expositiva (teórica) e uma componente prática (metodológica). Na primeira serão recuperados, debatidos e clarificados conceitos que serão aplicados na segunda, ou seja, no estudo metalinguístico e comparativo (Português, Francês e Inglês) da dimensão textual e discursiva das estruturas.

Método de avaliação

Articular-se-ão momentos de carácter expositivo com tarefas que suscitem a intervenção do(s) doutorando(a) s, de acordo com uma planificação pré-estabelecida. Para além da participação nas sessões (20 %), a avaliação incidirá sobre trabalhos escritos com apresentação oral, com problematização a partir de casos concretos e fundamentação teórica (80%).

Conteúdo

O papel dos géneros de texto.
Textos e géneros de texto: factores contextuais e arquitectura textual. Parâmetros de descrição do contexto (físico e socio-subjectivo). Arquitectura textual: infra-estrutura geral, mecanismos de textualização e mecanismos de responsabilidade enunciativa.
Línguas em confronto na tradução de textos de diferentes géneros: problemas e sistematizações.
Enunciação, parâmetros enunciativos e modalidade. Marcas da enunciação no texto/discurso.
As estruturas exclamativas como marcas do sujeito enunciador: estudo comparativo de um texto literário em português em confronto com as respectivas traduções em francês e inglês.
A dimensão pragmática do contexto e a adequação ao receptor do texto de chegada.
Teorias do Discurso e Tradução: Análise crítica e aplicação de teorias e problemáticas contemporâneas:
Relevância; Skopos; Equivalência; …
Contextos de Cultura e Situação, Registo e Variação
Revisão/Qualidade

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: