Terminologia - 2. semestre

Objectivos

1. Conhecer as diversas perspectivas teóricas e metodológicas em Terminologia;
2. Distinguir os dois níveis de análise em Terminologia: o nível linguístico e o nível conceptual; o nível
ontológico e o nível lexical
2.1. Entender as metodologias onomasiológica e semasiológica: as consequências para a investigação em Terminologia
2.2. Compreender o valor do texto par o trabalho terminológico
3. Compreender o comportamento das unidades terminológicas e das colocações terminológicas para as
poder analisar
4. Conhecer o papel da terminologia em instituições internacionais
5. Saber analisar e organizar uma terminologia

Caracterização geral

Código

73213123

Créditos

8

Professor responsável

Rute Vilhena Costa

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Budin, G./Wright, S.A. 2001.Handbook of Terminology Management: Application-Oriented Terminology
Management.Handbook of Terminology Management Vol. 2. Amsterdam: John Benjamins.
Cabré, T.1993.La terminología. Teoría, metodología, aplicaciones. Barcelona: Antártida / Empúries.
Costa, R. 2006. Plurality of Theoretical Approaches to Terminology». Modern Approaches to Terminological Theories and Applications.Picht [ed.]Serie:Linguistic Insights. Studies in Language and Communication. Vol.36.Berlin - Bern: Peter Lang Verlag
Lauren, C./Myking, J./ Picht, H.1998.Terminologie unter der Lupe.Vienna: TermNet
Rey, A.!979. La Terminologie. Noms et notions. Paris: PUF.
Sager J.1990. A Practical Course in Terminology Processing. Amsterdam: John Benjamins
Wüster,E.1985.Einführung in die allgemeine Terminologielehre und terminologische Lexikographie. 2. Auflage. Copenhagen: The LSP Center, UNESCO, ALSED LSP Network. The Copenhagen School of Economics.

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas, baseadas na exposição dos conteúdos programáticos e seminário de apresentação e discussão de textos seleccionados em cada um dos módulos. Para além das aulas, da leitura da bibliografia do programa, cada estudante desenvolverá um ensaio teórico, com acompanhamento tutorial, onde deverá dar consistência a uma reflexão escolhida de entre as formulações apresentadas e que potencie uma visão interdisciplinar sobre o fenómeno em análise.

Método de avaliação

A avaliação do estudante será o somatório das actividades de acompanhamento activo das aulas e da discussão dos textos apresentados (30%) e do relatório final resultante de uma reflexão original desenvolvida e da sua discussão com os docentes (70%).

Conteúdo

1. Terminologia vs Lexicografia de especialidade
1.1. Teorias do signo
1.2. Teorias do termo
2. O termo e o conceito
3. Combinatórias terminológicas
3.1. Colocações
3.2. Fraseologias
4. A equivalência em Terminologia
4. 1. A equivalência linguística e conceptual
5. A definição em terminologia
5.1. A definição em língua natural
5.2. A definição em extensão e em compreensão
5.3. A informação enciclopédica
6. Terminologia e ontologias
6.1. Organização do conhecimento
6.2. O papel do terminólogo vs papel do especialista
7. Relações semânticas
8. Terminologia e internacionalização
8.1. O papel das Normas ISO 704, 860 e 1087
8.2. A terminologia nos organismos internacionais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: