Pós-Graduação em Globalização, Diplomacia e Segurança

Objetivos educativos

1. Avaliação dos grandes riscos atuais e os equilíbrios possíveis num mundo global, proporcionando um elevado grau de preparação teórica e aplicada, contribuindo para a qualificação dos candidatos no exercício de funções de liderança, diplomacia ou de assessoria técnica nas estruturas públicas do Estado, empresas, organismos privados e no quadro da sociedade civil no atual sistema internacional.
2. Consolidar conhecimento num enquadramento teórico, prático e interdisciplinar sobre grandes questões nacionais e internacionais decorrentes dos desafios e oportunidades num contexto de globalização e de novos contornos de segurança, habilitando os participantes a melhor compreender, debater o quadro de transformações e riscos crescentes do mundo contemporâneo;
3. Dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos e metodologias de simulação e análise prospetiva, que permitam uma compreensão rigorosa dos assuntos de natureza global, regional e nacional na área das grandes temáticas internacionais, numa perspetiva multidimensional e multidisciplinar.
4. Desenvolver competências de aplicação dos conhecimentos à formulação, equacionamento e resolução de problemas em contextos temáticos diversificados e conjunturas complexas, que decorrem do processo de globalização e da atual perceção de risco e envolvam a tomada de decisões no âmbito da política internacional.
Em colaboração com o Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) e o Instituto Diplomático (ID) do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Caracterização geral

Código

4320

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Acesso a outros cursos

---

Coordenador

Teresa Rodrigues

Data de abertura

Setembro de 2019

Número de vagas

25 vagas

Propinas

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Horários

(a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/pos-graduacoes-pt)

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Aos alunos que frequentem e concluam o curso e entendam prosseguir os estudos ao nível do 2.º Ciclo em Ciência Política e Relações Internacionais na FCSH/NOVA será possibilitada a creditação unidade curricular a unidade curricular, à parte da Componente Letiva (1.º ano curricular) para a área de especialização em Globalização e Ambiente.

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Globalização, Diplomacia e Segurança, os alunos têm que realizar 60 ECTS de acordo com a estrutura curricular e plano de estudos.

Condições de acesso

Disponíveis em http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/estudos-pos-graduados/editais-de-candidatura/1a-fase/globalizacao-diplomacia-e-seguranca

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.